Espaço Salvaguarda do IPAC realiza atividades ligadas ao Ofício de Vaqueiros nesta quinta-feira (19)

 

Fonte: Divulgação/Ipac

Com intuito de valorizar e preservar a cultura do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado conhecido como Ofício dos Vaqueiros, o Espaço Salvaguarda do Ipac vai realizar nesta quinta-feira (19) ações ligadas ao bem.

A iniciativa, além de divulgar os materiais do Ofício de Vaqueiros, vai trazer uma leitura do prefácio do livro com o mesmo tema, como também irá realizar a exibição do documentário “O Vaqueiro e Suas Raízes” com a entrega de kit. O evento, que será aberto ao público e gratuito, contará com a presença de Leonardo Bandeira, secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Arquitetura da Bahia (Seagri). O Espaço Salvaguarda do Ipac fica na Rua Gregório de Matos, Nº 29, Pelourinho.

O livro Ofício de Vaqueiros registra de forma singular as atividades dos vaqueiros; e o documentário, com personagens reais, fala sobre a realidade dos desbravadores do nordeste e traz um acervo com fotos e registros de documentos e utensílios que complementam os saberes deste universo.

O projeto “O Vaqueiro e Suas Raízes” é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE) e teve apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) – Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: Ascom/Ipac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão