JUSTIÇA NO INTERIOR: 14 cursos de direito da Bahia recebem o Selo OAB Recomenda

Foto: Reprodução/OAB

Por: Justiça no Interior

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil revelou na quarta-feira, 16, os cursos de Direito de todo o país que receberam o Selo OAB Recomenda, que representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito do país. Na sétima edição do Selo, que compreende o triênio 2020-2022, a Ordem vai entregar esse reconhecimento a 192 instituições de ensino superior, 14 são da Bahia. 

Dos 14 cursos escolhidos, onze são de Universidades Públicas e três de particulares. São eles: UNEB – Brumado; UNEB – Camaçari; Centro Universitário Nobre de Feira de Santana; UEFS; UESC; UNEB – Jacobina; UNEB – Juazeiro; UNEB – Paulo Afonso; Faculdade Baiana de Direito e Gestão – Salvador; UNEB – Salvador; UFBA – Salvador; Universidade Salvador – UNIFACS; UNEB – Valença e UESB – Vitória da Conquista.

Para receber o Selo, os cursos tiveram que atender dois critérios: o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem. Neste ano, o número de cursos reconhecidos na Bahia é maior que o registrado três anos atrás, quando 13 cursos baianos receberam a recomendação. O curso estreante é o da Universidade do Estado da Bahia – UNEB de Brumado. 

Segundo o coordenador do curso, professor Eunadson Donato de Barros, o Selo é o reconhecimento do trabalho feito por professores, técnicos e alunos desde 2012. “Estamos, sem dúvida alguma, proporcionando um retorno à sociedade, especialmente aos contribuintes que pagam seus impostos e que contribuem para a manutenção deste Curso, muitos destes,  talvez jamais conseguirão sentar no banco desta Universidade. Entendemos que para continuar com esses resultados satisfatórios, não devemos jamais desconsiderar a realidade social de nosso corpo docente e discente, adotando uma visão e sensibilidade humanística e pautada numa pedagogia freireana, de considerar a educação como instrumento de mudança da realidade social”. 

Outro curso de Direito do Sudoeste baiano, que também recebeu o Selo, é o da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb de Vitória da Conquista. Para o coordenador do colegiado, professor Byron de Castro Muniz Teixeira, receber a recomendação pela quarta vez consecutiva ratifica um projeto traçado desde 1999, quando o curso foi fundado. 


“É muito bom ver nosso trabalho reconhecido. E veja por quem. Pelo órgão que representa a classe dos advogados e responsável pela prova que referendar um bom curso. Isso nos faz trabalhar mais. Cada um é uma peça do tabuleiro que é o curso de Direito da UESB. Com esse trabalho árduo, mas compensador, iremos atingir sempre bons resultados”, conclui Teixeira. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão