18 de mar. de 2022

JUSTIÇA NO INTERIOR: 14 cursos de direito da Bahia recebem o Selo OAB Recomenda

Foto: Reprodução/OAB

Por: Justiça no Interior

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil revelou na quarta-feira, 16, os cursos de Direito de todo o país que receberam o Selo OAB Recomenda, que representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito do país. Na sétima edição do Selo, que compreende o triênio 2020-2022, a Ordem vai entregar esse reconhecimento a 192 instituições de ensino superior, 14 são da Bahia. 

Dos 14 cursos escolhidos, onze são de Universidades Públicas e três de particulares. São eles: UNEB – Brumado; UNEB – Camaçari; Centro Universitário Nobre de Feira de Santana; UEFS; UESC; UNEB – Jacobina; UNEB – Juazeiro; UNEB – Paulo Afonso; Faculdade Baiana de Direito e Gestão – Salvador; UNEB – Salvador; UFBA – Salvador; Universidade Salvador – UNIFACS; UNEB – Valença e UESB – Vitória da Conquista.

Para receber o Selo, os cursos tiveram que atender dois critérios: o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem. Neste ano, o número de cursos reconhecidos na Bahia é maior que o registrado três anos atrás, quando 13 cursos baianos receberam a recomendação. O curso estreante é o da Universidade do Estado da Bahia – UNEB de Brumado. 

Segundo o coordenador do curso, professor Eunadson Donato de Barros, o Selo é o reconhecimento do trabalho feito por professores, técnicos e alunos desde 2012. “Estamos, sem dúvida alguma, proporcionando um retorno à sociedade, especialmente aos contribuintes que pagam seus impostos e que contribuem para a manutenção deste Curso, muitos destes,  talvez jamais conseguirão sentar no banco desta Universidade. Entendemos que para continuar com esses resultados satisfatórios, não devemos jamais desconsiderar a realidade social de nosso corpo docente e discente, adotando uma visão e sensibilidade humanística e pautada numa pedagogia freireana, de considerar a educação como instrumento de mudança da realidade social”. 

Outro curso de Direito do Sudoeste baiano, que também recebeu o Selo, é o da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb de Vitória da Conquista. Para o coordenador do colegiado, professor Byron de Castro Muniz Teixeira, receber a recomendação pela quarta vez consecutiva ratifica um projeto traçado desde 1999, quando o curso foi fundado. 


“É muito bom ver nosso trabalho reconhecido. E veja por quem. Pelo órgão que representa a classe dos advogados e responsável pela prova que referendar um bom curso. Isso nos faz trabalhar mais. Cada um é uma peça do tabuleiro que é o curso de Direito da UESB. Com esse trabalho árduo, mas compensador, iremos atingir sempre bons resultados”, conclui Teixeira. 


Nenhum comentário: