18 de mar. de 2022

Investimentos do Estado permitem ampliação da rede de saúde em Vitória da Conquista e região

O sudoeste baiano ganhará um grande reforço na área da saúde, nesta sexta-feira (18), com a inauguração do Novo Hospital Afrânio Peixoto e com a abertura de mais 48 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Em visita ao município, às 9h, o governador Rui Costa entrega a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Com 80 leitos, o Novo Afrânio Peixoto vai ofertar serviços de cirurgia, internamento, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico. O Serviço de Cirurgia será destinado aos pacientes que necessitem realizar procedimentos cirúrgicos em regime de primeiro e/ou segundo tempo, das sub especialidades de traumato-ortopedia, cirurgia geral, urologia e cirurgia vascular. O internamento ocorrerá para pré e pós-operatório, em acordo ao perfil cirúrgico do hospital.

A unidade vai funcionar em regime de 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso exclusivamente por demanda referenciada pela Central Estadual de Regulação ou por meio do Hospital Geral de Vitória da Conquista, integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios.

O Novo Afrânio Peixoto será destinado inicialmente para realização de mutirão de cirurgias eletivas, por um período de três meses, considerando a alta demanda na região e o represamento desse tipo de atendimento em virtude da pandemia por covid-19. O acesso dos pacientes vai ocorrer a partir do Sistema Lista Única do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista.




Ampliação do HGVC

Com mais 48 leitos de enfermaria, será implantado no HGVC o Serviço de Politrauma. O hospital é referência para tratamento de pacientes acometidos por politraumas e a nova ala ampliará a capacidade de atendimento. Dos 48 leitos, 24 são clínicos e 24 cirúrgicos.


Feira Cidadã


Ainda em Vitória da Conquista, a partir de sexta-feira (18), mais de 7 mil consultas médicas, exames e procedimentos odontológicos serão ofertados na Feira Cidadã. Promovida pela Sesab, a ação fica disponível das 8h às 17h, em uma estrutura montada no estacionamento da Companhia da Polícia Militar, ao lado do antigo aeroporto.

A Feira Cidadã disponibilizará exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, consultas e procedimentos odontológicos, consultas oftalmológicas e rastreio para cirurgias de catarata, consultas com cirurgião-geral para realização de cirurgias eletivas (histerectomia, mioma, vesícula, hérnia inguinal, epgástrica e umbilical), ultrassonografia e eletrocardiograma. Também serão oferecidos exames ginecológicos como preventivo, além de imunização, testagem para Covid-19 e testes rápidos.

As atividades programadas incluem ainda serviços de cidadania, a exemplo de emissão de carteira de identidade, inscrição no CPF, emissão de antecedentes criminais. Para ter acesso à feira e aos serviços, o cidadão deverá usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia.

Vitória da Conquista é a terceira cidade a receber a Feira Cidadã em 2022. No dia 4 de março, os serviços de saúde e de cidadania beneficiaram a população de Seabra. O evento marcou a retomada da feira, que esteva suspensa por conta da pandemia da covid-19. Entre os dias 11 e 14, a Feira Cidadã prestou 15 mil atendimentos ao público feminino em Salvador, no Largo de Roma, no canteiro em frente ao Hospital da Mulher. A próxima cidade contemplada com os serviços da Feira Cidadã é Jequié, na segunda-feira (21).

Nenhum comentário: