CULTURA - Projeto “História nas Paredes” homenageia personagens que contribuíram para o desenvolvimento de Guanambi

 

Homenagem e resgate da memória de personalidades que ajudaram a construir a história do município. Assim, pode ser definido o projeto idealizado pela primeira-dama D. Solange Coelho e executado com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, e de Infraestrutura.

O Projeto

O projeto consiste na confecção de painéis em azulejos especiais, gravados a 880 graus célsius o que torna a peça altamente resistente às intempéries do tempo ou outros tipos de agressão. “Fizemos homenagens a pessoas que ajudaram no desenvolvimento de Guanambi. Este é um projeto meu e de Nilo e não leva nenhum centavo de dinheiro público”, diz a primeira-dama, que realiza trabalho voluntário em várias frentes.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer Victor Boa Sorte ressalta que a contribuição dada pela pasta foi catalogar os 21 homenageados, levantar suas biografias e resgatar fragmentos de suas histórias.

Os painéis são afixados com o apoio da secretaria de Infraestrutura, em locais escolhidos pelas famílias dos homenageados. Ex-prefeitos, comerciantes, professores, lideranças políticas de segmentos diversos, médicos e vultos populares estão com seus nomes e respectivas biografias gravadas para a posteridade.

Homenageados

Homenageados o senhor Etelvino Pereira Donato (Dr. Teco) o mais longevo dentista a atuar no município, os irmãos Josafá Moura Rocha um dos primeiros mecânicos e pioneiro na venda de combustíveis e Isaac Moura Rocha também mecânico, primeiro a investir no táxi aéreo comprando a primeira aeronave.

O projeto contempla também Generaldo de Souza Teixeira que exerceu as funções de escrivão, subdelegado e delegado. Verbena Pereira Martins Lima escrevente de cartório por quase 50 anos. Lino Mangabeira de Souza importante figura política que deu início à luta pela recuperação do Perímetro Irrigado de Ceraíma.

“História nas paredes” eterniza o médico e ex-prefeito de Guanambi Dr. José Humberto Nunes, pela sua importante contribuição para a medicina e política local. O senhor Osvaldino José de Souza foi responsável pela edificação do Solar dos Barros em Mutans no início da década de 60.

Dr. Ginaldo Cerqueira Gomes homenageado pela imensurável contribuição para a saúde do município em seus mais de 52 anos de atividade profissional. O ex-prefeito José Neves Teixeira (Binha Teixeira) prefeito de Guanambi por duas vezes, tido como um dos mais populares da história política local. Também são homenageados o comerciante e líder político Antônio Primo Costa e Dr. Beneval de Castro Boa Sorte.

Homenagens ainda aos ex-prefeitos Jonas Rodrigues, Dr. Gileno Donato, Joaquim Fernandes, Dr. Benjamin Vieira Costa estão devidamente com seus principais feitos gravados para a posteridade. Bem como as professoras Nelsa Luzia Teixeira, Wanda Neves Freitas de Lélis, Nice Amaral Guimarães Baleeiro, o médico Dr. José de Castro Bastos (Dr. Juca) e o comerciante Alfredo Alves Boa Sorte.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão