Comitiva de Guanambi visita SPM-BA em busca de apoio para ampliação da rede de atenção à mulher no município



Uma comissão formada por parlamentares e integrantes do Movimento Luto com Luta de Guanambi, no sudoeste baiano, visitou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) no fim da manhã desta quinta-feira (17). Na pauta da reunião, pedido de apoio para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência de gênero no município e também para a celeridade do processo que investiga o duplo feminicídio de Alcione Malheiros e Ana Júlia Malheiros,

 “Um dos autores foi preso, mas há testemunhas que afirmam que havia mais alguém com ele”, pontuou a representante do Movimento Luto com Luta, a jornalista Neide Lu. A comissão entregou a titular da SPM, Julieta Palmeira, um documento com reivindicações, entre elas uma delegacia especializada no atendimento à mulher.

CRAM de Guanambi

A secretária da SPM se colocou à disposição para colaborar no que for possível e informou que em abril próximo, a secretaria assinará um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Guanambi para instalação do Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM) no município. A iniciativa é fruto de Emenda Parlamentar do deputado Charles Fernandes (PSD).

“A luta contra a violência de gênero não é apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. Por isso é uma luta suprapartidária que envolve os governos em todas as esferas”, disse Julieta Palmeira, exaltando a pluralidade das representações presentes na comissão. A gestora defendeu a união de esforços para a ampliação da rede de atenção às mulheres em Guanambi, buscando integrar iniciativas estaduais e municipais.

O município de Guanambi dispõe apenas da Ronda Maria da Penha, voltada para o atendimento de mulheres com medida protetiva decretada pela Justiça. A representante da SPM-BA orientou os vereadores presentes a apresentarem projetos na Câmara Municipal propondo a criação da Patrulha Maria da Penha pelo município e uma Casa de Passagem para o acolhimento temporário de mulheres em situação de violência doméstica e familiar e se comprometeu em dialogar com a Secretaria de Segurança Pública para ver a viabilidade de implantação de uma DEAM ou um NAM (Núcleo de Atendimento à Mulher).

Integraram a comissão a deputada estadual Ivana Bastos (PSD); o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, Zaqueu Rodrigues (DEM); as vereadoras Edmira Paes (DEM) e Maria Silva (DEM); os vereadores Paulo Costa (PCdoB), Hélio Pereira (PSD) e Tião Nunes (PSD), além de representantes do Movimento Luto com Luta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão