Bahia é líder nacional na geração de energia solar e segundo na de energia eólica

 

O Estado da Bahia é o líder na geração de energia solar no país, com 30,76% do mercado nacional, e é o segundo na geração de energia eólica, com 27,64% do total no Brasil. Atualmente a Bahia conta com 41 parques eólicos e 225 parques fotovoltaicos em operação, o que representa investimentos de R$ 29,17 bilhões nos setores de energias renováveis.

“As energias renováveis são uma realidade muito positiva, que contribuem para a diversificação da matriz energética do país e que transformaram nosso estado em vários aspectos, desenvolvendo regiões, gerando emprego, renda e impulsionando projetos sociais. Até mesmo visualmente vemos muitas mudanças. Quem anda pelo interior pode contemplar os enormes aerogeradores, que dão a dimensão do quanto a energia limpa e sustentável beneficiou o povo baiano”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Nelson Leal, o segmento tem uma importância fundamental na geração de emprego no interior do Estado. “Temos 28 municípios diretamente beneficiados com esses projetos de energias limpas, na área solar já são mais de 40 mil empregos gerados, e na eólica chegamos a 88 mil postos de trabalho”, descreve Leal.

Ainda segundo o titular da SDE, estão em construções 72 parques eólicos e 22 solares, com a expectativa de criação de mais de 55 mil empregos. “É a interiorização do desenvolvimento, que sempre prezamos e lutamos para que aconteça aqui na SDE. Nosso projeto é desenvolver os 27 territórios de identidade da Bahia respeitando suas adversidades socioeconomicas”, afirmou.

Leilões
A Bahia também lidera a comercialização dos leilões de energia solar e de energia eólica, abrangendo 19,68% (solar) e 32,37% (eólica) de todos os empreendimentos comercializados, respectivamente. Para os próximos anos, 106 parques eólicos e 108 solares serão construídos, com um investimento total de R$ 34,90 bilhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão