NEOENERGIA COELBA ORIENTA CONSUMIDORES PARA EVITAR SOBRECARGA ELÉTRICA

 


Uso indevido das instalações elétricas pode provocar acidentes em residências, que são onde acontece a maioria dos incêndios causados por sobrecarga na fiação 

 

A Neoenergia Coelba alerta os seus mais de seis milhões de consumidores sobre a importância do uso seguro das instalações elétricas. Fazer ligações irregulares e sobrecarregar a fiação podem representam um risco para a população e ao fornecimento de energia. Para evitar acidentes, uma das orientações de segurança da empresa é que seja elaborado um projeto elétrico para a construção das residências e que ele seja obedecido, utilizando material de qualidade e apropriado para as cargas. 

  

O uso de cargas e fiações inadequadas aumenta a possibilidade de curto-circuito e outros acidentes, como incêndios. “Os moradores devem manter uma rotina de inspeções e melhorias nas instalações elétricas dos imóveis, especialmente em reformas ou se precisarem ligar novos aparelhos. Esse trabalho deve ser feito por um eletricista qualificado, que poderá avaliar se a fiação está obsoleta ou não, e revisar o projeto elétrico, principalmente em residências mais antigas, que geralmente não estão preparadas para a quantidade de eletroeletrônicos que possuímos atualmente”, orienta o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia, Harley Albuquerque. 

 

Além disso, é importante não utilizar o benjamin (T) para conectar mais de um aparelho na tomada ao mesmo tempo. 

  

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021, os incêndios provocados por sobrecarga representaram 38,8% do total de acidentes ocorridos em 2020. Mais da metade desses incêndios ocorreu em residências, seguidas de pequenos pontos comerciais. 

  

A pesquisa demonstra, ainda, que os ventiladores e aparelhos de ar-condicionado estão entre os principais causadores de acidentes. Nesses casos, não se deve ligar diversos equipamentos na mesma tomada, para evitar problemas como curto-circuito. É necessário, além disso, verificar as condições dos fios dos aparelhos, que precisam apresentar boas condições, não estando descascados. Outra dica é sempre ligar os aparelhos na tomada segurando no plug, nunca no fio, e sempre calçado e seco. 

  

É possível prevenir acidentes também utilizando os disjuntores diferenciais residuais (DRs). “Manter esse equipamento em perfeito estado de operação permitirá que, quando ocorra algum incidente, haja a interrupção do circuito elétrico da instalação, evitando danos ao circuito e aos aparelhos eletrônicos que estão conectados no momento”, explica Harley Albuquerque. 

  

Ligações irregulares 

  

As ligações irregulares são um risco para toda a população, podendo provocar acidentes e incêndios. Isso acontece porque, por serem feitas sem autorização das distribuidoras de energia, elas não estão passam por um estudo prévio. A rede elétrica é planejada para atender a uma determinada demanda e, com essas ligações, há um aumento de forma indiscriminada da quantidade de carga, podendo gerar curto-circuito. 

  

A Neoenergia Coelba utiliza tecnologia e realiza inspeções constantes de redes para inibir ligações irregulares, buscando dar mais segurança e qualidade nos serviços oferecidos aos clientes. A população pode contribuir com esse trabalho por meio do canal de denúncias anônimas disponibilizado no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão