Morreu Haroldo Lima: VIVA HAROLDO LIMA!

 

Recebemos há pouco  a triste notícia de que o nosso grande camarada,  revolucionário até o último segundo de vida,  acaba de falecer.

O compromisso agora é de nos desdobrarmos para recuperar sua memória, além de tentarmos substituí-lo, coletivamente, pois seria isto, certamente, o que ele recomendaria para cada um de nós.

Amanhã o nosso PCdoB faz 99 anos de atuação contínua e determinada, por um Brasil livre de opressão, com paz e reconhecimento do trabalho de quem o constrói, com todo o  sacrifício que a nobreza de consciência nos indica, até mesmo da própria vida, se isso for estritamente necessário. O ano do centenário poderia muito bem ser chamado de Ano Haroldo Lima, por conta de sua profunda identidade com o Partido. 

Líder estudantil atuante, oriundo dos setores progressistas da igreja católica, formou-se em 1963, em engenharia elétrica, na nossa Escola Politécnica da UFBA, onde era carinhosamente chamado pelos colegas de Haroldo Boca de Urna. 

Um dos fundadores da COELBA, empresa que contribuiu, para  implantar,  na Bahia, a chamado do inesquecível Professor Álvaro Moreno, chegou logo a diretor da empresa, no início da década de 1960, mas não relutou em entrar para a  clandestinidade, pouco depois do golpe militar.

E assim  foi a vida toda, apoiado firmemente por Solange, sua corajosa e dedicada companheira. Sempre esteve presente, com grande destaque, nas lutas que se colocavam a sua frente. Com João Amazonas, o grande
dirigente do PCdoB, por exemplo, defendeu arduamente a candidatura unitária de Lula à presidência da República, desde 1989, tendo sido escolhido por este, inclusive,  para um dos assessores diretos da campanha.



  
 A extensa e rica biografia da de sua solidariedade,  simplicidade e alegria de viver.

Morreu Haroldo Lima: VIVA HAROLDO LIMA! 



João Augusto de Lima Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão