EDITORIAL: COM LICITAÇÃO DA FERROVIA OESTE-LESTE, BAHIA TERÁ CORREDOR DE EXPORTAÇÃO E CONCORRENTES TENTAM ADIAR O LEILÃO

 

BAHIA ECONÔMICA

EDITORIAL: COM LICITAÇÃO DA FERROVIA OESTE-LESTE, BAHIA TERÁ CORREDOR DE EXPORTAÇÃO E CONCORRENTES TENTAM ADIAR O LEILÃO

Com a licitação do trecho entre Caetité e Ilhéus prevista para o dia 8 de abril,  a Ferrovia Oeste-Leste começa a gerar impacto e reportagem da edição de hoje (16) do  Valor Econômico mostra que é grande a disputa entre grupos interessados na exploração da ferrovia e aqueles que temem a implantação de um grande corredor de exportação na Bahia. Prova disso é a reportagem publicada na edição desta terça-feira no Valor Econômico, com um viés nitidamente contrário à ferrovia. A reportagem aborda críticas antigas relacionadas ao impacto no meio ambiente e a construção  das barragens de rejeitos.

Na verdade, o Brasil tem hoje uma das legislações mais rigorosas do mundo nessa área, após a lei que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens, e a Bamin Mineração, empresa que explora a mina Pedra de Ferro, está cumprindo as condicionantes exigidas e a questão do impacto ambiental foram analisadas pela Agência Nacional de Mineração.

Analistas ouvidos pelo Bahia Econômica, afirmam que a publicação atende ao interesse de concorrentes que estão preocupados com o fato de que a exploração da mina e a disponibilidade da ferrovia fará da Bahia o 3º maior produtor nacional de minério de ferro. Além disso,  com a conclusão do segundo trecho, de Caetité até Barreiras, que tem mais de 45% de execução física, estaria formado um corredor de exportação que, com  a conclusão do terceiro lote, de Barreiras a Figueirópolis (TO), passaria a ser altamente competitivo, devido à conexão. E ainda há um fator:  a viabilização da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), que fará a conexão entre o Mato Grosso e a ferrovia Norte-Sul, que formará  um novo corredor de escoamento agrícola, do Centro-Oeste até o porto em Ilhéus. Muitos estados estão preocupados com que grande parte dos grãos produzidos possam sair por portos baianos.

A concessão para o trecho Caetité e Ilhéus será internacional e o lance mínimo será de R$ 32,7 milhões pela outorga, além de pagamentos de trimestrais da outorga variável. A Bahia Mineração busca parceria para concorrer, mas há outros interessados, inclusive a VLI (empresa da Vale, Mitsui, FI-FGTS, Brookfield e BNDES), que abandonou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que cruza a Bahia e não faz investimentos na ferrovia há mais de 20 anos.

A reportagem do jornal Valor Econômico desta terça-feira busca fornecer argumentos para adiar a concessão e viabilizar a participação de grandes conglomerados. Analistas afirmam que também não é do interesse de vários estados a formação de um novo corredor de exportação com foco no agronegócio e na mineração. A Bahia precisa estar atenta, pois a Ferrovia Oeste-Leste é fundamental para o seu desenvolvimento e são muitos os interessados em impedir a construção de um corredor de exportação competitivo no seu território.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão