COM TIRANOS NÃO COMBINAM GUANAMBIENSES CORAÇÕES





Um outdoor, exposto no centro da cidade de Guanambi, pretendendo dizer que o município apoia Bolsonaro, na verdade expressa apenas a opinião e o alinhamento da elite local com a política neofascista do atual presidente. Ao propagandear que Guanambi o apoia, essa elite busca vocalizar seus interesses como sendo os interesses gerais, ainda que a realidade seja divergente.
Nas eleições de 2018, Bolsonaro foi amplamente reprovado pelo povo de Guanambi. No primeiro turno, o ex- capitão teve 28, 29% dos votos no município, quando Haddad recebeu 57,24%. No segundo turno Bolsonaro obteve 32,27% dos votos, contra 67,73% dos votos para o candidato do Partido do trabalhadores (PT), Fernando Haddad. Esse resultado não poderia ser diferente, já que a classe trabalhadora foi beneficiada por uma política anterior, com ênfase nos avanços significativos no que tange à moradia, acesso à água, energia, agricultura familiar, aumento real do salário mínimo, melhorias na educação, entre outros aspectos, apesar dos limites na politização e organização social. Logo, seria um contrassenso o apoio a um candidato sem projetos e que fugiu dos debates para não explicitar seu programa de morte, tão visível neste momento histórico.
Todavia, a posição dos setores neofascistas de Guanambi não gera muita surpresa, visto que é próprio deste pensamento reacionário, a nível nacional, se apresentarem como os representantes da luta contra a corrupção e por uma nova política, ao passo que se sustentam na mais velha política, que tem como característica particular a exaltação e apoio a uma gangue criminosa como a família Bolsonaro, que vocaliza o pensamento autoritário e a violência racista e patriarcal, além do profundo ódio de classe, isto é, aos mais pobres. Por isso, é irresponsável e desonesto conceber um outdoor em defesa do atual governo, mas principalmente, dando destaque à figura de Bolsonaro, o líder de um movimento fascista, que nega a ciência e promove o caos para se propor como salvação.
Não bastasse a política neoliberal, cujas principais medidas foram a Reforma da Previdência, a destruição dos direitos trabalhistas, a redução dos investimentos em educação e saúde e o ataque ao meio ambiente, Bolsonaro, de um lado, não toma medidas para combate a pandemia do novo Corona Vírus no país e nem para reduzir os efeitos da crise na população, e, de outro lado, fez campanha contra as recomendações dos órgãos de saúde e incentivou o descumprimento do isolamento social, além da ausência de apoio aos pequenos e médios empresários. Sendo, assim, responsável pela morte de mais de 90 mil pessoas no Brasil.
REPORT THIS AD

Como nos diz o hino da Bahia, com sua atualidade, traduzindo o espirito de liberdade e esperança do povo brasileiro, “Nunca mais o despotismo regerá nossas ações. Com tiranos não combinam brasileiros corações!”. A frase, ao mesmo tempo, demonstra como esse outdoor é a expressão do pensamento conservador e autoritário, de um minoria, que preza pela concentração de renda e riqueza e ampliação da desigualdade social.
Dentro deste contexto, o povo de Guanambi já demonstrou o não apoio a este governo, pois é nítido que não há, por parte da classe trabalhadora, nenhuma condição de defesa para um projeto antipopular e antidemocrático. Mas a expressão dos setores do poder econômico de Guanambi e seus extratos inferiores subordinados buscam vocalizar as ideias particulares como se fossem gerais. No entanto, a realidade é inequívoca, pois não há espaço para apoio a um governo genocida, contra o povo e a vida, logo, neofascista. O apoio a Bolsonaro é somente a expressão mesquinha e doentia de uma minoritária Guanambi, que desmerece qualquer apreciação histórica. Ao povo desta cidade, cabe a tarefa de ecoar a voz do sentimento de repúdio à essa posição nefasta que não representa a realidade, muito menos a totalidade.  #forabolsonaro
Consulta Popular – Núcleo João Leonardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão