A Tarde - Tempo Presente: Planta de socorro ao gado está ameaçada

A TARDE - Tempo Presente


Miriam Hermes e Redação


A+ A-

Nos momentos de intensa estiagem, a palma ajuda a manter o gado vivo no semiárido, mas nem mesmo esta planta socorrista por vocação está mais garantida: tudo por culpa da praga chamada cochonilha-do-carmim.
Tal é o risco da doença que o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, distribuiu nota de alerta às autoridades municipais, estaduais e federais.
Segundo ele, a praga da palma já atinge a vegetação nos estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba e acaba de chegar à Bahia, reduzindo as chances de alimentação do gado nos próximos períodos de emergência por falta d’água, constante na região.
– A palma se constitui num dos principais suportes forrageiros por ser rústica e capaz de produzir alimentação a baixo custo e elevado valor nutritivo – escreveu o presidente da Faeb em sua nota.
A monitoração de centros de distribuição, bem como oferta de mudas aos pecuaristas, tem contribuído para a difusão da palma; no entanto, a cochonilha-do-carmim pode pôr tudo a perder rapidamente, pois espalha-se facilmente na vegetação.
Ação rápida – O presidente pede a ação tão rápida quanto possível, para fazer frente à praga, por parte da Superintendência Federal da Agricultura da Bahia e das equipes de trabalho da Agência Estadual de Defesa Sanitária da Bahia.
O objetivo é atuar, junto aos palmais, para inspeções no sentido de combater a praga, além da instalação de barreiras fitossanitárias em locais de possível difusão da doença, a fim de evitar problemas para alimentação do gado, especialmente nas condições sempre adversas das próximas secas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão