I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM GUANAMBI – BAHIA

“Semeando conhecimento, colhendo direitos”

FORMACAMPO Educação do Campo

Nos 7, 8 e 9 de Maio, no Campus XII da UNEB em Guanambi, acontece o histórico I Encontro Internacional de Educação do Campo e IX Encontro Territorial Baiano do Programa Formacampo com o tema “A Educação do Campo em diálogo com a emancipação humana”.

O encontro é uma promoção da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano)/Programa Escolar da Terra Turma FORMACAMPO, Governo do Estado da Bahia – FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), Prefeitura Municipal de Guanambi – Secretaria Municipal de Educação, UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), PPGED-UESB, GEPEM DECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidades e Educação do Campo e da Cidade) e REDE PEC MS (Rede Latino-americana de Pesquisa de Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais).

A abertura do evento contou com a formação da mesa com as presenças da diretora do Campus XII da UNEB Tatyanne Marques Gomes, do Prefeito de Guanambi  Nal Azevedo, da Secretária Municipal de Educação de Guanambi Lajucy Donato e de diversos dirigentes institucionais, educadores e lideranças do movimentos comunitários e sociais, bem como com a bela apresentação do Terno de Reis Mirin Herdeiros da Luz da Escola Municipal Maria Milza do Distrito de Morrinhos e o desfile das bandeiras dos movimentos populares.

                                                          Foto: Aloísio 

I Encontro Internacional de Educação do Campo e IX Encontro Territorial Baiano do Programa Formacampo é um evento científico e acadêmico que visa promover o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidades sobre as práticas e políticas educacionais voltadas para os povos do campo.

 

Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras, mesas redondas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e visitas técnicas, proporcionando um espaço de reflexão sobre os desafios e possibilidades da Educação do Campo na contemporaneidade.

Entre os temas abordados estão: direito à educação, currículo na Educação do Campo e indígena, agroecologia, educação de jovens e adultos, escolas multisseriadas, tecnologias digitais, entre outros.

O encontro tem um significado histórico de integração dos povos latino-americanos com a participação de professores, pesquisadores e intelectuais do Equador, Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia e importantes lideranças dos movimentos sociais e comunitários dos 27 territórios de identidade da Bahia.

As vozes dos povos do campo, das águas e das florestas ecoam no I Encontro Internacional de Educação do Campo em defesa de uma educação de qualidade, inclusiva e contextualizada.

Parabéns aos organizadores do Campus XII da UNEB de Guanambi, em nome da diretora Tatyanne Marques Gomes. O Blog do Latinha presta uma homenagem à jovem estudante Bianca do distrito de Mutãs, a vice-diretora Edivalda Domingues do Colégio Estadual do Campo de Mutãs, aos dirigentes do CASA (Centro de Agroecologia no Semiárido) Juliano Vilas Boas e do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) Venício Montalvão e as diversas caravanas dos 27 territórios de identidade da Bahia.










Fonte: FORMACAMPO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia