COMEMORAÇÃO DO 2 DE JULHO EM CAETITÉ: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO DO SERTÃO DA BAHIA


Segundo o livro “Caetité – Pequenina e Ilustre” da saudosa Professora e Historiadora Helena Lima Santos, a comemoração tradicional do 2 de julho iniciou-se em 1884, com a formação da Comissão Permanente dos Festejos do 2 de Julho, tendo à frente Antônio Gumes.

A comemoração do 2 de Julho relembra a história de luta e batalha no interior do Alto Sertão da Bahia, tendo a cidade de Caetité como um baluarte de resistência na defesa da liberdade e pela emancipação do Brasil e da Bahia com relação ao domínio colonial português, ocorrida em 1823, durante as lutas pela separação do país. Este processo histórico culminou na data da Independência da Bahia.

A mobilização aconteceu em Salvador, Cachoeira, Ilha de Itaparica e em diversas cidades do Recôncavo Baiano, do Litoral Sul e no Sertão Baiano. Caetité – Pequenina e Ilustre, que era “ponto de passagem” dos caminhos antigos do período colonial, transformou-se na “Capital do Alto Sertão da Bahia” e jogou papel importante no processo de resistência e luta pela Independência do Brasil na Bahia fornecendo munições, homens e alimentos durante as lutas pela Independência da Bahia.  

A comemoração do 2 de Julho de 2024 em Caetité, completa 201 anos de uma festa tradicional que conta com a participação de turistas do Brasil, da Bahia e da Região do Território Sertão Produtivo e do Velho Chico.

O tradicional cortejo do 2 de Julho, da Escola Normal até o Centro Histórico e a Praça da Catedral em Caetité, a cada ano conta com a participação maior de turistas nas comemorações pela Independência do Brasil na Bahia. É uma oportunidade de conhecer o patrimônio arquitetônico da cidade e aprender mais sobre a história da cidade mais importante do Alto Sertão da Bahia.




O cortejo de 2024 em Caetité, foi realizado com muita organização e começou às 8 horas com o tradicional desfile cívico com a participação das escolas municipais, carro alegórico representando o caboclo e o dragão e os organizados grupos de montarias da cidade e da zona rural, guiados ao som do Hino do Estado da Bahia.

Parabéns a Comissão Organizadora, a Prefeitura Municipal de Caetité, representada pelo Prefeito Valtécio Aguiar, as Autoridades Militares, Eclesiásticas e Vereadores presentes no Palco Oficial, os Deputados Federais e Estaduais Josias Gomes, Charles Fernandes, Ivana Bastos e Felipe Duarte.   






         BRILHANTE PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS DE MONTARIAS DE CAETITÉ
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia