Lançamento do Atlas do Município de Guanambi na Biblioteca da UniFG

 






Livro explora aspectos socioeconômicos, históricos, ambientais e educacionais de Guanambi e é fruto de trabalho realizado pelo Observatório UniFG do Semiárido Nordestino 


No dia 25, o Centro Universitário UniFG lançou a obra intitulada “Atlas do Município de Guanambi - Bahia: Aspectos socioeconômicos, históricos, ambientais e educacionais” com o objetivo de contribuir para a difusão do conhecimento técnico-científico, abordando aspectos histórico-culturais, das regionalizações, ambientais, socioeconômicos, educacionais e da saúde do município.

 

A mesa do lançamento foi composta pelo Diretor da UniFG Igor Leon, e Pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e diretor administrativo da UniFG Mauro César Ribeiro e os organizadores do livro Professor Carlos Magno Santos Clemente e Professora Deborah Marques Pereira Clemente.

 

Na cerimônia de lançamento os exemplares do livro foram entregues aos representantes de instituições da rede pública de ensino e instituições públicas da cidade.  











Organizado e idealizado pelos professores e pesquisadores Carlos Magno Santos Clemente e Deborah Marques Pereira Clemente, a obra conta com a contribuição de jovens pesquisadores (estudantes do Ensino Médio de escola pública) e acadêmicos de Iniciação Científica da UniFG. A edição é do Grupo Editorial Letramento e o prefácio de autoria do ex-reitor da UniFG, Georgheton Nogueira. 



 

O Atlas compreende um total de 62 figuras, entre mapas, gráficos e fotografias distribuídas em 6 capítulos, que apresentam aspectos de regionalização, histórico-territoriais, socioeconômicos, educacional e histórico-culturais; além do quadro natural do município.  

 

O projeto que culminou na formatação da obra foi desenvolvido dentro do programa institucional Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. Com ampla atuação desde 2014, o Observatório é responsável pelo norteamento de projetos e desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas, colaborando com o progresso não somente de Guanambi, mas de toda a região do semiárido. 

 

 

“O Atlas do Município de Guanambi compreende um valioso material pedagógico, podendo ser bem aproveitado por diversos setores do poder público e organizações sociais de Guanambi, além de ser um exemplo e referencial para outros municípios da região. Trata-se de um projeto que simboliza e traduz a importância e o propósito do trabalho que desenvolvemos no Observatório UniFG”, completa o professor Carlos Magno.  

 

Fonte: Ascom UniFG

Fotos: Blog do Latinha/Ascom UniFG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão