Excelente Ação de Educação Ambiental na Serra dos Montes Altos em Guanambi

 


No dia 23, o Grupo de Amigos da Serra realizaram uma excelente ação de Educação Ambiental com o recolhimento de 20 sacos de lixo na cachoeira da Mandiroba no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos em Guanambi.

A ação teve uma grande repercussão na TV Sudoeste no Programa Bom Dia Bahia e serve de exemplo para a população regional e para os diversos grupos que fazem trilhas pela nossa bela serra.








INEMA: Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

Decreto de criação:

·         Decreto Estadual Nº 12.486 de 29 de novembro de 2010

Importância do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos foi criado a partir de uma demanda da comunidade local, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade regional, garantindo condições para a existência da fauna de mamíferos, com ênfase no cachorro-vinagre (Speothos venaticus), espécie ameaçada de extinção. O Parque abriga muitas espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado, além de muitas cachoeiras e nascentes de grande importância para a região Sudoeste do Estado. Fora isso, pode-se encontrar em grutas e abrigos um vasto patrimônio arqueológico e o sítio arqueoastronômico, a exemplo da “Casa da Pedra”. Desta forma, o Parque revela-se com grande potencial para o turismo.

 

Localização e área

O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos fica localizado nos municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba, do Estado da Bahia. Possui uma área estimada de 18.491 ha.

Atributos Naturais

Estado de isolamento geográfico da Serra de Montes Altos implica no isolamento de habitats e consequentemente num elevado grau de endemismo. Não obstante, pode-se verificar uma fauna diversificada, principalmente de mamíferos de grande porte, onde foi detectada a presença de espécies como cachorro-vinagre, qualificado como o menor canídeo silvestre do Brasil, com poucos estudos realizados sobre esta espécie. Destaca-se, também, a presença de uma vegetação variada de caatinga, caatinga arbórea, cerrado, campos rupestres e matas de galeria que abrigam uma diversidade de fauna na qual incluem – se algumas espécies em extinção.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão