AGÊNCIA SERTÃO: Incêndio de grandes proporções destrói centenas de hectares de vegetação na Serra Geral


PorTiago Marques

Um incêndio florestal tomou grandes proporções e atinge uma área considerável de vegetação na Serra Geral, em uma região próxima às divisas dos municípios de Pindaí e Licínio de Almeida.

Os primeiros focos foram registrados no fim da manhã desta terça-feira (11) e o fogo ainda não havia sido controlado até a noite desta quarta-feira (12). Desde o início do incêndio, moradores enviaram vídeos e relaram à reportagem que o fogo continua avançando pela vegetação seca, já sendo visto próximo ao distrito de Guirapá.

Imagens de satélite também já capturaram a dimensão do prejuízo ambiental causado pelo fogo, que pode ter queimado mais de 500 hectares de mata em um dia e meio de chamas.

Parte da área atingida pertence à reserva ambiental da Bamin e fica bem próximo ao Centro de Conservação da empresa, onde são produzidas as mudas de árvores usadas para reflorestamento.

A Agência Sertão entrou em contato com a assessoria de comunicação da mineradora para saber sobre a situação do incêndio na área de sua propriedade, no entanto, por conta do feriado, não obteve resposta.

A vegetação no local é conhecida como Gerais, um tipo de Cerrado com transição para a Caatinga, em locais mais secos, e para a Mata Atlântica, onde há maior acúmulo de água, como nas grotas formadas entre as montanhas, onde estão as maiores árvores.

Pelas imagens de satélite também é possível ver a coluna de fumaça que atravessou todo o município de Pindaí e chegou até Candiba. De Guanambi é possível visualizar a fumaça olhando para o Sudoeste.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão