Apicultores e apicultoras do Sertão Produtivo participaram de evento no território Velho Chico

 


A cama foi trocada pela poltrona do ônibus, o despertador foi o amanhecer com a luz do sol clareando a janela do veículo, para alguns viajantes foram cerca de sete horas na estrada. A rotina foi alterada para vivenciar dois dias de trocas de saberes e experiências para apicultores e apicultoras, que saíram do Sertão Produtivo com destino ao território Velho Chico.  

Nos dias 14 e 15 de setembro aconteceu o VIII Seminário Territorial de Apicultores e Apicultoras do Velho Chico, na cidade de Ibotirama, Bahia. O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo em parceria com o Instituto Federal Baiano de Ciência e Tecnologia (IF Baiano - campus Guanambi) mediaram a participação no evento para apicultores (as), que recebem assessoria do Cesol, estudantes e parceiros.  

Do Sertão Produtivo participaram 23 apicultores e duas apicultoras. Também marcaram presença representantes do IF Baiano; o professor/doutor em Produção Vegetal do Semiárido, Alex Ledo e alunos do Curso Técnico em Zootecnia. Integraram ainda aos viajantes: Dr. Glauber Rodrigo Santana, médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Alto Sertão.

Entre os que compõem cargos públicos municipais do Sertão Produtivo, estiveram presentes: o secretário municipal de agricultura de Tanque Novo, Renan Thiago; e o secretário de agricultura do município de Sebastião Laranjeiras, Valdinei Rocha. Do Cesol, o agente sócio produtivo, Maurício Lélis, idealizador da viagem e 

O evento contou com palestras e oficinas. Um nome de grande destaque no evento foi o de Robson Raad com muitos anos de experiência na criação de abelhas rainhas. Outra palestrante conhecida da área foi a professora doutora Aline Andrade. Em conjunto com o Seminário, no dia 14, aconteceu a Feira Agroecológica dos Empreendimentos do Projeto Bahia Produtiva, em frente ao Centro de Ensino Técnico Profissional - CETEP Velho Chico, onde aconteceu o VIII Seminário.

O Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Ribeiro, esteve presente no evento e em entrevista com a assessora de comunicação do Cesol Sertão Produtivo abordou sobre a relevância do modelo de gestão das políticas públicas na Bahia e da interação entre os territórios para o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia solidária, consequentemente da apicultura. “Esse é um modelo diferente de fazer gestão pública, onde há um compartilhamento de gestão das políticas públicas [...] O território Sertão Produtivo conversa com o território Velho Chico, dialoga com Bacia do Paramirim, dialoga com o Sudoeste Baiano. Os territórios se complementam, mas trazem em si suas particularidades”, destacou o secretário.

O VIII Seminário foi organizado pela Cooperativa Agropecuária dos Apicultores e Apicultoras do Médio São Francisco (Coopamesf), que é referência na produção de mel de abelha na Bahia. A cooperativa trabalha com a marca Velho Chico, que além de possuir o Selo de Inspeção Federal, é exportado para alguns países, principalmente Estados Unidos e Alemanha. No final do evento, o grupo do Sertão Produtivo realizou visita na unidade de beneficiamento de produtos das abelhas, na sede da Coopamesf. 

Assista os depoimentos dos participantes no Instagram do Cesol Sertão Produtivo (@cesolsertaoprodutivo) ou no Facebook.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão