Mulheres de comunidade rural de Pindaí melhoram renda com a produção de hortaliças e frutíferas

As agricultoras da Associação de Mulheres Estrela Dourada, localizada na comunidade do Jacu, zona rural do município de Pindaí, território Sertão Produtivo, estão se preparando para participar, no próximo dia 17 de agosto, da Feira da Agricultura Familiar, que acontece no Campus de Caetité, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  

 

A renda desse grupo de mulheres vem aumentando com a comercialização de frutas e hortaliças cultivadas em suas hortas, em feiras da região, a exemplo da participação em feiras como a do Campus da UNEB em Guanambi. As mulheres comercializam produtos também para consumidores(as) da comunidade, de Pindaí e dos municípios de Guanambí e Candiba. 

  

No local, foram entregues foram entregues kits para montar as hortas, mudas de plantas e sementes de primeira qualidade. Segundo a presidente da Associação, Eliana Carvalho, a partir da implantação do projeto, a comunidade aprendeu a valorizar mais à natureza e o meio ambiente. “Estamos trabalhando com as hortas que estão muito bonitas, em um lugar tão rico a nos oferecer a nossa própria produção e comercializando para ajudar nas despesas de casa. Pretendemos ampliar a plantação com o plantio de bananeiras”.  

 

Na associação, o projeto do Estado da Bahia, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), investiu em segurança alimentar e nutricional, fortalecendo sistemas produtivos agroalimentares.  

 

A ação proporcionou, primeiramente, o acesso à alimentação saudável e de qualidade para as famílias e, também, possibilitou a oferta desses alimentos saudáveis para a população local com a venda da produção, por meio de circuitos curtos de comercialização. 

 

São 23 famílias da associação que tiveram instaladas em suas propriedades os quintais produtivos. Com a iniciativa, as famílias passaram a contar com insumos produtivos, equipamentos e infraestrutura.  



Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão