SIAFIC: Entenda a necessidade de aprendizado do sistema

 

Uso do software será obrigatório em todas as prefeituras a partir de janeiro de 2023


Com o objetivo de ter mais agilidade na realização dos processos, o governo federal ainda em 2020, publicou um decreto de que todos os órgãos municipais estejam incluídos no Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, o SIAFIC. A obrigatoriedade do uso desse novo sistema se inicia em 01/01/2023, e as prefeituras que ainda não estão aptas e ou, não prepararam suas equipes, precisam correr contra o tempo para que até dezembro tudo esteja dentro da normalidade e da nova lei. 

O SIAFIC nada mais é do que um software de contabilidade único e integrado que vai registrar seus atos, além de facilitar e agilizar o trabalho dos municípios, deixando assim também, tudo mais transparente possível para o contribuinte. 

Não se pode confundir portanto, o SIAFIC com o SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). O primeiro é um sistema integrado que é administrado pelo ente federativo, enquanto o segundo que serve para coleta de dados contábeis, fiscais e orçamentários, é administrado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Um sistema irá complementar a funcionalidade do outro. 

Aos gestores que acreditam terem tempo suficiente para que suas respectivas equipes das áreas de contabilidade, controle interno e planejamento entendam e dominem o sistema em pouco tempo, é bom se alertarem ao prazo, pois restam pouco menos de seis meses para que tudo esteja transcorrendo dentro da nova lei. 

E no seu município, como está a evolução do plano de ação do SIAFIC? Os membros da comissão da sua prefeitura já estão capacitados? Em caso negativo ou de dificuldade para a transição, consulte-nos e inscreva-se no curso da Síntese

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTN9lF4zoDjWKAQa6AjV6uBF5Wh39sATDDP4BoFH1K0PXdYA/viewform .


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão