Lombadas Eletrônicas começam a funcionar de forma educativa em Guanambi; ação de orientação levará várias semanas

 

Com o objetivo de fortalecer a prevenção de acidentes de trânsito, as lombadas eletrônicas de Guanambi começaram a funcionar neste final de semana, em ação adotada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), para ajustes técnicos e de forma educativa por várias semanas.

 

Sem emissão de multas na fase educativa

 

Durante a semana que antecipou-se da instalação das lombadas eletrônicas, a SMTran, sob a coordenação da Agente Nadja, Instrutora e Psicóloga do Trânsito, promoveu e realizou blitz educativas com farta distribuição de folhetos, panfletos e orientação aos condutores sobre a Educação para o Trânsito em nossa cidade. O funcionamento educativo, ou seja, sem emitir multas, tem a finalidade de orientar condutores para que se atente e se adapte para a localização dos radares e o limite de velocidade de cada trecho.

 

Para orientar os motoristas, a SMTran seguirá com as blitz educativas, com  distribuição de panfletos, cards nas redes sociais, além da divulgação na imprensa local e do trabalho de orientação permanente realizado por Agentes Municipais de trânsito. Somente após esta ação é que a SMTran iniciará a multar os infratores, através da tecnologia do equipamento.

 

Locais e velocidades

 

Segundo João Cotrim, que coordenou a implantação das 5 (cinco) lombadas eletrônicas nas principais vias, “os estudos apontaram um fluxo circulante acima de 270 veículos por hora, levando-se em conta o tipo dos veículos e o seu fluxo em horários de pico, além de outros elementos que gerem alguns tipos de conflitos nas áreas tratadas. Veja locais e velocidades:

 

- Av. Santos Dumont - 02 Lombadas eletrônicas (50 KM)                                         

 

- Av. Messias Pereira Donato (Castelo Branco) -  01 Lombada eletrônica (40 KM)                                                                                     

 

- Rua Otávio Mangabeira - 01 Lombada eletrônica (40 km)                                                               

 

- Av. Dr Sandoval Moraes - 01 Lombada Eletrônica (40 km)             

 

Questões técnicas

 

Para a realização dos estudos e instalação destes equipamentos, foram observados tudo quanto contido na Resolução 798 do Contran, que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para fiscalização de velocidade de veículos automotores, finaloizou João Cotrim.

 

Trânsito mais seguro

 

De acordo João de Seus Cotrim, diretor da SMTran, a iniciativa busca proporcionar ao condutor um tráfego mais seguro e mostrar para a população que o acompanhamento está sendo feito pelos órgãos competentes.

 

Ainda segundo o mesmo: “Nestas semanas de fase de testes, todos os condutores estarão cientes da localização e da velocidade permitida de cada via, não ficando ninguém sem saber da localização do novo equipamento que visa preservar a vida e se evitar os acidentes nestas vias, que foram selecionadas para implantação das lombadas eletrônicas, justamente pelos altos índices de acidentes e alto fluxo de veículos. Seguiremos com uma permanente observação e acompanhamento de forma a obter todas as informações no que diz respeito ao comportamento de condutores, melhoria da fluidez, da segurança para veículos e pedestres com a finalidade de efetuar possíveis alterações e ajustes  quando da ativação definitiva dos radares eletrônicos internos, que imitirá a notificação de infração de trânsito para aqueles condutores que cometerem a infração através de velocidades incompatíveis,  ou  acima do permitido no local”, finalizou.

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão