BAHIA ECONÔMICA: ENERGIA SOLAR SE TORNA TERCEIRA MAIOR FONTE NO BRASIL

 

ENERGIA SOLAR SE TORNA TERCEIRA MAIOR FONTE NO BRASIL

BAHIA ECONÔMICA

Segundo informou a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), as usinas de energia solar ultrapassaram em potência as termelétricas movidas a gás natural e biomassa e se tornaram a terceira fonte de energia do Brasil. Com isso, a geração de energia, através do sol, só fica atrás da das hidrelétricas e da fonte eólica. Segundo o levantamento, o país atualmente tem 16,41 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas, considerando a geração centralizada (projetos de grande porte) e a distribuída (instalações menores em telhados, fachadas e terrenos).

Ou seja, de acordo com a Absolar, isso representa 8,1% da matriz brasileira, perdendo apenas para as fontes hídrica (53,9%) e eólica (10,8%). Enquanto isso, as termelétricas a gás natural chegam a 16,37 GW de potência (8,1% de participação na matriz), e as movidas a biomassa e biogás, 16,30 GW (8,0%). Em nota, os diretores da Absolar ressaltaram a competitividade da fonte, que vem avançando rápido no Brasil desde 2018.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, declarou Carlos Dornellas, diretor da entidade. A associação ainda estima que a energia solar já gerou mais de R$ 86,2 bilhões em investimentos no país desde 2012, além de ter evitado a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão