PONTE SALVADOR-ITAPARICA TERÁ APENAS 3 PISTAS SEM ACOSTAMENTO E PODE TER PROBLEMAS IGUAIS AO DA PONTE RIO-NITERÓI

BAHIA ECONÔMICA

PONTE SALVADOR-ITAPARICA TERÁ APENAS 3 PISTAS SEM ACOSTAMENTO E PODE TER PROBLEMAS IGUAIS AO DA PONTE RIO-NITERÓI

Conforme adiantou o portal Bahia Econômica, o cronograma para a construção da Ponte Salvador-Itaparica prevê o início das obras após a dragagem do Porto de Salvador e a sondagem da Baía de Todos os Santos, que estão previstos para ter início no segundo semestre deste ano.

Só então a concessionária vai buscar a emissão da licença ambiental de instalação e a aprovação de todos os órgãos envolvidos. Mas uma questão continua gerando muitas discussões em relação ao projeto. Trata-se do número de pistas de rolamento previstas no projeto, que seriam apenas três faixas por sentido, sendo que a terceira, funcionaria como acostamento.

De acordo com a concessionária, a quantidade de faixas foi definida a partir do estudo de demanda de tráfego e esses estudos  indicam que nos primeiros 30 anos, duas faixas seriam suficientes para atender a demanda prevista

Mas, segundo economistas ouvidos pelo Bahia Econômica, no momento em que houver disponibilidade de tráfego a demanda vai aumentar muito rapidamente, o que faria com que, em poucos anos, a terceira faixa fosse incorporada e a ponte ficasse sem acostamento, resultando num número crescente de acidentes e de engarrafamentos.

O Bahia Econômica apurou que foi exatamente isso que aconteceu na ponte Rio-Niterói. Na época da inauguração, cada pista da ponte Rio/Niterói  também tinha 3 faixas de rolamento, mas com acostamento  de 60 centímetros em cada lado da pista, que seguiam o padrão americano de 3,67 metros de largura. Anos depois foi necessário transformar a faixa de acostamento em outra pista de rolamento, à custa da diminuição da largura das três faixas, diminuídas de 3,67 para 3,40 metros. E em 2009 as 3 faixas de 3,40 metros foram transformadas em 4 faixas de 3,00 metros de largura cada, ainda mais estreitas, sacrificando-se  o acostamento.

Mas sem acostamento houve enormes engarrafamentos e aumento dos acidentes o que obrigou a construção de refúgios de 80 metros de extensão, em cada sentido da via, para servir de bases operacionais de atendimento aos motoristas.

  Ponte Rio-Niterói – Inauguração com 3 pistas

    Ponte Rio-Niterói – 4 pistas sem acostamento

Ponte Rio-Niterói – Construção de área de refúgio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão