Plenária da Caravana Parceria Mais Forte do Território Sertão Produtivo em Caetité

 





A Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia tem o objetivo de apresentar à sociedade baiana as ações que estão sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar. A cada semana são realizados encontros nos diferentes territórios.

A edição da Caravana no território Sertão Produtivo foi realizada no dia 14 de Junho (Terça-Feira) em Caetité, reuniu mais de 150 lideranças entre secretários municipais de Agricultura, prefeito de Urandi Warlei Oliveira, vereadores (as), representantes de cooperativas, associações, sindicatos, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, CASA – Centro de Agroecologia no Semiárido, ATER Mulher, CESOL Sertão Produtivo -  Centro Público de Economia Solidária, COOTRAF - Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar  e representantes de diversos órgãos do Governo do Estado.

O Território Sertão Produtivo se destaca na quantidade de investimentos. São mais de 34 milhões de reais injetados nos municípios do território. O objetivo da caravana foi apresentar o balanço das ações executadas, bem como debater as metas e sugestões para os próximos anos, em um processo democrático e participativo.

Uma das estratégias destacadas durante as apresentações foi a parceria entre o Governo do Estado e os consórcios intermunicipais. "Nenhum outro estado tem tamanha organização junto aos consórcios públicos como a Bahia. Para o futuro, estamos planejando novos convênios com os consórcios para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)", comentou o Superintendente da BahiaATER/SDR, Lanns Almeida.

Presentes ao evento, o representante do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão Produtivo, Anderson Públio, e o Prefeito de Urandi Warlei Oliveira ressaltaram o trabalho em parceira com a SDR/CAR. Também parabenizaram o Governo do Estado através da SDR por essa sensibilidade de utilizar os consórcios intermunicipais para fortalecer a economia dos municípios.

 “A Caravana Parceria Mais Forte vem com o intuito de fortalecer a nossa caminhada da assistência técnica e extensão rural nos proporcionando o que pode ser feito daqui para frente e quais os recursos nós podemos buscar para impulsionar as ações de fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento regional”, destacou Jonas Paulo Neres, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (Codes).

O evento também contou com diversas explanações dos técnicos da SDR sobre o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e PAA – Programa de Aquisição de Alimentos; SUAF – Superintendência de Agricultura Familiar e o programa de mudas frutíferas e essências florestais; Garantia Safra; Gestão e Regularização Fundiária; Habitação Rural; Programa Viva a Feira; Bahia Produtiva; Editais socioambientais, cadeira produtiva da bovinocultura de leite, cadeia produtiva da cabrinocultura, aliança produtiva territorial, subprojetos socioambientais quilombolas, qualificação agroindustriais , segurança alimentar e nutricional; entre outras ações.  

A abertura do encontro, que foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), contou com a apresentação cultural de Juliano Vilas Boas do CASA.


















 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão