Articulação Semiárido Brasileiro – ASA: Por Um Semiárido Vivo!



A Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, rede plural e que organiza uma parcela expressiva da sociedade civil com atuação no rural brasileiro, envolvendo os 9 estados do NE e Minas Gerais, traz ao debate público, para candidatos e candidatas em todas as esferas, reflexões e propostas para o desenvolvimento social, ambiental, ecológico e economicamente sustentável e participativo da região semiárida. Ações que excluam definitivamente a corroída política do combate à seca e incluam, através da convivência com o Semiárido, a população de mais de um milhão e setecentas mil famílias que vivem neste rico e imenso território. As propostas aqui apresentadas têm como objetivo primeiro, contribuir para combater a fome com o restabelecimento de políticas públicas adequadas e a ampliação de ações para a garantia permanente da convivência digna, sustentável e plena com o Semiárido. 

É do conhecimento de todas e todos que o Semiárido alcançou, especialmente nos governos Lula e Dilma, melhoria na qualidade de vida para seu povo. Constata-se, inclusive, que as estiagens desta última década não levaram as pessoas a migrar de seus lugares e nem provocaram registros de mortes humanas. Quando nos perguntamos sobre as raízes deste processo de mudança de vida, nos deparamos com as ações de convivência com o Semiárido, ao invés do combate à seca. Optou-se, deste modo, pela alimentação adequada e saudável, pela cultura do estoque, pelas cisternas, pelas sementes crioulas, pela participação popular ativa na concertação de políticas públicas e por outros processos que significaram partilha de bens e poder, no lugar de sua concentração. 

A partir do golpe de 2016, o governo Temer e, principalmente, o atual Governo Federal, optaram, no entanto, pelo desmonte de políticas públicas, processos e programas que traziam consigo uma base de sustentação da vida para as populações. 

No conjunto dos desmontes, ações reconhecidas e premiadas por seu potencial de garantir acesso à água, segurança alimentar, produção e consumo de alimentos saudáveis e combate aos processos de desertificação, foram interrompidas, contribuindo para o retorno do país ao mapa da fome. São exemplos: o Programa Cisternas, o Programa de Sementes, o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA/Compra Simultânea e o Bolsa Família. Recente pesquisa da Rede PENSSAN nos coloca ante questões revoltantes: são 33,1 milhões de famintos no Brasil, dos quais 12 milhões na região Nordeste. Constata-se igualmente que a insegurança hídrica tem uma relação direta com insegurança alimentar das famílias, sobretudo aquelas que vivem nas áreas rurais. 

Somos chamados a desconstruir este retrato de miséria e reimplantar aquele do respeito à vida. 

Para a retomada da construção do bem-viver no Semiárido, em especial para os povos que vivem no meio rural, agricultoras e agricultores familiares e camponeses, povos indígenas e quilombolas, e comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, caatingueiras, geraizeiras, vazanteiras, ribeirinhas, pescadoras, quebradeiras de coco, povos de terreiros e outros, a ASA propõe:

I. A retomada imediata dos programas de acesso à água, sementes crioulas e compras públicas. 

a) Água para consumo humano: Com os programas Fome Zero e Água para Todos, foram construídas mais de 1 milhão e 200 mil cisternas de 16 mil litros para consumo humano. Uma revolução que democratizou, desconcentrou e disponibilizou o acesso à água no semiárido. Movimento oposto àquele do hidronegócio, das concentrações e privatizações. Mas ainda é preciso a implementação de no mínimo 350 mil tecnologias sociais para famílias que não possuem acesso à água de qualidade para beber;

b) Água para produção: Neste mesmo esforço, foram instaladas 207 mil tecnologias de captação e manejo de água de chuva para produção de alimentos, programa de segunda água, que garante a produção sustentável e agroecológica de alimentos e abastecimento das comunidades locais. Sem este programa, a fome seria ainda mais cruel na região. Para contribuir na erradicação da fome, ampliando a produção de alimentos agroecológicos, é necessária a construção de mais 800 mil tecnologias de segunda água, ação que deve estar associada a recursos para o fomento produtivo e assessoria técnica agroecológica de famílias e comunidades camponesas; 

c) Água nas escolas: Temos mais de 7 mil escolas abastecidas com cisternas. Precisamos garantir que todas as escolas rurais sejam equipadas com cisternas e outros implementos que viabilizem o ano letivo das escolas rurais;

d) Sementes do Semiárido: Temos aproximadamente 1 mil casas comunitárias de sementes nativas e crioulas. Para garantir autonomia na produção destas sementes, é necessária a instalação de mais 3.000 casas comunitárias, uma média de 3 casas por município; 

e) Compras públicas: Retomada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), especialmente aquele de doação simultânea, por unir campo e cidade, agricultores/as e comunidades em insegurança alimentar. Reforçar o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), especialmente no aumento do seu valor per capita, e criar/ampliar/reforçar modalidades de compras coletivas e distribuição local; 

f) Agroecologia e Soberania Alimentar: Retomada do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) e o Plano Nacional de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), garantindo ações específicas para as mulheres do campo, das águas e das florestas, tais como fomento para quintais produtivos.  

A perspectiva e as práticas acima delineadas deixam claro que o caminho da sustentabilidade e da vida no Semiárido está no cuidar, repartir e democratizar as águas e os demais bens comuns, ao invés de privatizá-los e transformá-los em mercadoria. 

II. A constituição de novas estratégias e políticas de convivência com o Semiárido. 

a) Reforma Agrária. Não há convivência com o Semiárido sem terra para trabalhar, produzir, reproduzir e viver. É urgente e essencial a implementação de uma Reforma Agrária Popular apropriada às condições socioambientais do Semiárido. Deste modo, na linha da democratização e desconcentração das águas, está a democratização e desconcentração das terras. 

b) Regularização e cuidado com terras e territórios. Demarcação, regularização de terras e territórios dos povos indígenas, quilombolas, povos tradicionais e agricultores e agricultoras familiares e camponeses, protegendo-os fortemente dos megaempreendimentos de energia, mineração, agronegócio, madeireiros e outros, que violam seus territórios e direitos. Nos posicionamos contra o Marco Temporal. 

c) Avançar no saneamento rural. Implementação de 200 mil sistemas de coleta e tratamento de esgoto e reúso de água. A experiência da ASA demonstra que ampliar a oferta de águas para usos múltiplos (banho, lavar roupa, lavar louça, etc.), também amplia a produção de alimentos saudáveis pelos/as agricultores/as, através da reutilização dessas águas nos sistemas produtivos e agroecológicos e na recuperação de áreas degradadas. É fundamental implementá-lo com significativa participação popular. 

d) Programa de proteção e revitalização da caatinga e do cerrado. 1 milhão de hectares de áreas recuperadas. As mudanças climáticas atingem fortemente as áreas semiáridas. A mitigação dos efeitos dos eventos climáticos extremos advindos delas é essencial para a convivência e a vida no Semiárido e a produção de alimentos para os humanos e os animais. O cuidado com esses biomas, a revitalização da caatinga e do cerrado e o recaatingamento se dão, especialmente, a partir da concepção e práticas agroecológicas associadas a outras práticas de conservação, preservação e recuperação. 

e) Produção descentralizada, desconcentrada e democrática de energia. A energia hoje produzida no Semiárido é de forma concentrada e não democrática - no produzir e no apropriar-se dos resultados. Autodenomina-se energia limpa, mas não o é. Desconsidera e retira direitos de indígenas, quilombolas, agricultores e agricultoras e povos do Semiárido. Violenta suas vidas e de suas comunidades. É urgente garantir estudar e implementar um modelo descentralizado e democrático. Propomos o Programa Um Milhão de Telhados Solares, para garantia de geração de renda e de energia socialmente justa e descentralizada, a partir dos mesmos tetos que já captam água de chuva. 

f) Combate à Violência contra as Mulheres: Atualização e implementação do Plano Nacional de Combate à Violência contra as Mulheres do campo, das águas e das florestas. É necessário garantir o pleno funcionamento do sistema protetivo nos municípios do Semiárido brasileiro, assegurando a vida das mulheres. 

g) Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido: assessoria às escolas do campo e das cidades para a construção e implantação de planos políticos e pedagógicos que contemplem conteúdos interdisciplinares de convivência com o Semiárido e Agroecologia na perspectiva da educação contextualizada, envolvendo toda a comunidade escolar no processo e garantindo formação permanente para educadores e educadoras em conteúdos e metodologias relacionadas. 

A ASA, integrante da Conferência Popular de Segurança e Soberania Alimentar e do Observatório da Alimentação Escolar, endossa, assina e se compromete com as propostas e declarações emitidas por estes Coletivos, com vistas a um país com dignidade e soberania e segurança alimentar e nutricional para todos os seus habitantes. 

Para efetivação destas estratégias e ações se faz necessário que o poder executivo retome o controle e coordenação do Orçamento Geral da União (OGU), hoje uma peça de barganha e, na região semiárida, instrumento de manutenção das políticas coronelistas e de combate à seca, que fomentam o agro e hidronegócio.

É preciso rediscutir e mesmo revogar o que ficou conhecido como “orçamento impositivo” e “orçamento secreto”. 

Estas ações e estratégias não se implementarão sem a revogação, urgente, da EC 95/2016, que congela investimentos sociais. 

De igual modo é necessário a reconstituição da participação popular na gestão pública através de Conselhos, Comissões e outros instrumentos. Destacamos o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo). 

Ainda no campo do financiamento, será essencial a participação dos bancos, entre eles o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste e Banco do Brasil (a partir de sua Fundação); da Sudene, da Petrobras, da Embrapa e outras, ampliando-se a estratégia para o diálogo com organismos internacionais e de cooperação, a exemplo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e, de forma especial, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que tem forte ação de investimento junto aos governos do Nordeste com ações de combate à pobreza rural e convivência com o Semiárido. 

Na certeza que necessitamos e teremos dias melhores, a ASA conclama a sociedade e as forças progressistas e comprometidas com um Semiárido de vida a construir um diálogo franco e aberto na implementação das propostas aqui apresentadas. 

Da nossa parte, estaremos empenhados em apoiar efetivamente a construção de mandatos no executivo e legislativo comprometidos com esta agenda, a partir da nossa ação municipal, estadual e nacional. 

É no Semiárido que a vida pulsa, 

É no Semiárido que o povo resiste! 


Articulação Semiárido Brasileiro – ASA 

Natal, Rio Grande do Norte, 15 de junho de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão