VI Seapo começa na próxima sexta-feira e Feira Agroecológica será no sábado em Guanambi

No próximo sábado (21), a Praça Gercino Coelho, no Centro de Guanambi, vai receber a Feira de Agroecologia do Território Sertão produtivo. A atividade faz parte do VI Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (Seapo), organizado pelo Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi.

A feira terá início às 8h, e contará com a presença de agricultores em processo de certificação por Organização de Controle Social (OCS). .

Será comercializada uma variedade de hortaliças, legumes, frutas, farinhas, entre outros produtos. São esperados expositores de Caetité, Candiba e Pindaí, além de Guanambi.

A feira tem o objetivo de estimular agricultores familiares do território a produzir com práticas mais sustentáveis, gerando alimentos mais saudáveis e menor dano ao meio ambiente.

Para a professora Felizarda Bebé, responsável pela organização do evento, a expectativa para a realização da feira pela primeira vez no Centro da cidade é muito boa, pois será a chance de mais consumidores conhecerem os produtos agroecológicos. “A feira coloca o consumidor frente a frente com os produtos e de forma imediata é possível perceber a qualidade dos alimentos agroecológicos frente aos convencionais”, disse.

Ela acrescenta que este contato permite que o consumidor estreite laços com os agricultores e firme compromisso para adquirir produtos de qualidade, periodicamente, e a menor custo.

VI Seapo

Desde 2017, quando ocorreu a primeira edição do Seapo, a agroecologia e a produção orgânica começou a despertar maior interesse entre agricultores da região de Guanambi. Cinco anos depois, aumentou o número de interessados no assunto.

A edição deste ano começa nesta sexta-feira (20), com palestras pela manhã, oficinas e apresentação de resumos a tarde. A Feira agroecológica irá fechar a programação no dia seguinte.

As atividades do primeiro dia de evento serão online, transmitidas pelo Canal do Youtube do IF Baiano – Campus Guanambi, e por plataformas de videoconferência. As inscrições são gratuitas e abertas para o público externo.

A programação pode ser conferida no site oficial do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão