Resgate Histórico 1965: Fotos da construção do Hospital Santo Antônio de Guanambi – atual POLIMEG Ginaldo Cerqueira Gomes




Em nossas pesquisas e busca por raridades de nossa história local, apresento um raro e inédito registro fotográfico feito entre os anos de 1960 e 65, da construção do Hospital Santo Antônio de Guanambi – atual POLIMEG, que pertenceu a Associação dos Amigos de Guanambi e a SUVALE – Superintendência do Vale do São Francisco. Hoje, atual Polimeg Ginaldo Cerqueira Gomes, está localizado na praça Osvaldo Cruz, no Centro.

Note nas fotos que a base da arquitetura original, como frente, aberturas de janelas de ferro e prédios centrais básicos segue quase que iguais nos dias de hoje, mesmo com as reformas e melhorias realizadas ao longo das décadas.
Registros fotográficos do hospital ainda em construção e em estágio de acabamento detalham a lateral, fachada e fundos, corredor central, telhado com telhas modelo inglês, forro de madeira, etc. Outro registro interessante é um servidor fazendo observações na planta original, posta na parede.
O campo aberto na praça Osvaldo Cruz é a prova que na época a cidade era muito pouco povoada por aquela região, pois a rua de frente sequer estava urbanizada ou mesmo de terra, não estava trafegável.
As fotos são de domínio público, e servirão para enriquecer a história da saúde pública de nossa cidade e região.







Acervo e edição: João Roberto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão