RARIDADE: Fotos da construção no ano de 1962 da estrada velha que ligava Guanambi até Candiba


Registro inédito retrata a construção da estrada velha que ligava Guanambi até a cidade de Candiba no ano de 1962. As fotos foram coloridas utilizando a tecnologia de Inteligência Artificial (IA).

A obra
A obra foi tocada pela Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), que tinha sede em Guanambi. Foi realizada a construção de bueiros a passagens molhadas. Estes registros irei partilhar posteriormente. A CVSF era um órgão autônomo, diretamente subordinado à Presidência da República.

CVSF, SUVALE E CODEVASF

A CVSF foi criada em 1948 e extinta em 1967, dando lugar a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), que foi extinta em 1974, sendo substituída pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que segue até os dias de hoje.

Estrada Velha

A estrada velha de Candiba é hoje a que muitos chamam de estrada do Pau de Colher e passava próximo hoje o que é a barragem do Poço do Magro. Na década de 70 foi substituída pela BR-122, em novo itinerário, totalmente asfaltado e praticamente em linha reta ao norte de Minas.
Detalhes

Note que nas fotos, a tecnologia ainda era bem rudimentar. As poucas máquinas pesadas eram utilizadas para abrir a mata, retirar tocos e aplainar o terreno. O gerente acompanha o trabalho de cinco trabalhadores, que laboram na construção de um bueiro, sem qualquer tipo de proteção e com ferramentas comuns como pás e carriolas.

Arquivo e edição: João Roberto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão