24 de mai. de 2022

Professor do IF Baiano proferiu conferência magistral no maior congresso sobre bananicultura do mundo em Miami/EUA

 



O Instituto Federal Baiano esteve representado no XXIII Congresso Científico de las Musáceas, organizado pela Associação para Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral em Musáceas (bananas e plátanos) – Acorbat Internacional, maior evento do mundo dedicado à pesquisa e às discussões sobre a bananicultura.

A edição deste ano aconteceu entre os dias 11 e 13 de manho e marcou os 50 anos da Acorbat. O evento é itinerante com periodicidade bianual e normalmente era realizado num país produtor de banana. Contudo, as três últimas edições foram realizadas em Miami em função da doença Murcha de Fusarium Raça Tropical 4, quarentenária para a América Latina até 2019. Essas edições foram em 2016 organizado pela Costa Rica, em 2018 pelo Equador e em 2022 pela Colômbia. A última Edição num país produtor foi no Brasil, em 2013, na cidade de Fortaleza.

O professor do Campus Guanambi, Sérgio Donato, engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia, foi um dos palestrantes do congresso. Ele apresentou a conferência magistral “Estratégias para o uso eficiente da água em bananeira” na Sessão: Fisiologia e manejo sustentável. Essa é a terceira vez que o professor é conferencista no Congresso ACORBAT, a primeira foi em 2013 em Fortaleza e a segunda em 2018, também em Miami.

Além disso, o professor e pesquisador também apresentou cinco trabalhos na forma de pôster no evento e foi eleito como delegado titular do Brasil para Acorbat Internacional, colegiado do qual participa como delegado suplente desde 2010.

Presente como palestrante nos principais eventos sobre bananicultura no Brasil e em outros países, Sérgio Donato vai participar de mais um evento internacional. Entre os 2 e 3 de junho ele estará na cidade de Santa Marta, na Colômbia, para o Foro Bananeiro 2022, congresso organizado pela Asociación de Bananeros del Magdalena y La Guajira, onde irá ministrar a palestra Sistemas de Irrigação e uso eficiente da água.

Reconhecimento

O reconhecimento é fruto de um trabalho de mais de 25 anos do IF Baiano – Campus Guanambi sob liderança do professor Sérgio e demais professores da área de agronomia e de pesquisadores de instituições parceiras. Neste período, vários experimentos desenvolvidos, sobretudo na área de fisiologia, irrigação e manejo, geraram dezenas de publicações em diversas revistas cientificas.

Referente à cultura da bananeira o professor publicou em autoria ou coautoria 60 artigos em periódicos, 16 capítulos de livros e mais de uma centena de resumos em congressos. O professor é Editor, em parceria com pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Informe Agropecuário no 288, Cultivo da Bananeira, publicado em 2015, o número recordista de venda da história da publicação pela Epamig em 46 anos.

Também em parceria com pesquisadora da Epamig e com um professor da UFV, foi lançado em 2021 o livro “Banana: do plantio à colheita”, lançado em 2021 pela Editora Epamig. Além dos 25 anos. Além dos 25 anos como professor e pesquisador, o professor foi produtor de banana durante oito anos.

No ano passado, Sérgio Donato foi contemplado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário: