17 de mai. de 2022

Plenária de Economia Solidária do Cesol Território Sertão Produtivo em Guanambi

  





O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) promovem hoje (17) de maio, das 8 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário UniFG, a Plenária de Economia Solidária do Cesol Território Sertão Produtivo.

A Plenária tem como tema “Economia Solidária, Democracia, Consumo e Comércio Justo”, sendo voltada para Empreendimentos Solidários, parceiros, autoridades e lideranças dos municípios que integram o Território de Identidade Sertão Produtivo.

O evento está sendo coordenado por Leliane Aranha e Rosângela Oliveira e a abertura da plenária contou as presenças de Edson Batista Lima – Superintendente da SETRES – Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado, Eduardo Novaes – Presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), Vereadora Lilia – Vice- Presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, Claudete Lélis – CDS Sertão Produtivo, Madalena – Empreendedora, Tony Santana – Coordenador do Polo Sindical  de Guanambi, Vereador Paulo Costa de Guanambi (PCdoB) e diversas lideranças e entidades sindicais e da economia solidária da região.  

Além de promover o debate sobre o desenvolvimento da Economia Solidária no Sertão Produtivo, neste evento será avaliada a assistência técnica prestada pelo Cesol, que será através da escuta ativa, com um balanço entre ações previstas e as que já foram implementadas. Em coletividade, será elaborado um documento para estabelecer pactos e deliberações sobre a Economia Solidária no Território.

O Superintendente da SETRES – Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado Superintendente da SETRES – Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado, Edson Batista Lima, fez uma explanação sobre “Economia Solidária, Democracia, Consumo e Comércio”.


No turno vespertino, será realizado debates por eixos temáticos: 1. Comercialização e Políticas Públicas para o Fortalecimento e Efetividade Produtiva da Economia Solidária no território; 2. Assistência Técnica prestada pelo CESOL no território – Fortalecimento e Monitoramento dos Serviços Prestados; 3. Municipalização das Políticas Públicas de Economia Solidária.

Cesol Sertão Produtivo

Presente no Território desde o ano de 2013, o Cesol Sertão Produtivo presta assessoria, executando ações e intermediando projetos junto a parceiros, para 128 Empreendimentos Solidários, em 20 municípios. É resultado de uma política pública do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), o Cesol Sertão Produtivo tem sede no município de Guanambi, na Rua 1° de Maio, 133, Centro, onde também existe um espaço coletivo de comercialização dos Empreendimentos da Economia Solidária, que visa contribuir para o escoamento dos produtos dos segmentos: alimentício, artesanal e de manualidades.  

Nenhum comentário: