Lançado em Salvador, “Haroldo Lima – coragem e dedicação à luta do povo”


Foi lançado nesta segunda-feira (16/5), em Salvador, o livro biográfico “Haroldo Lima – coragem e dedicação à luta do povo”, da Editora Anita Garibaldi. Escrito pelo próprio Haroldo Lima, o livro traz memórias do ex-deputado constituinte e dirigente comunista baiano, falecido dia 24 de março de 2021, vítima da covid-19.

O lançamento reuniu históricos comunistas, companheiros e companheiras de lutas democráticas do bravo guerreiro do povo brasileiro por quase seis décadas, entre os quais sua esposa, Solange Silvany Rodrigues Lima, e o ex-deputado federal constituinte Aldo da Silva Arantes, o organizador do livro, com o apoio da família de Haroldo Lima.

Na contra capa do livro, o escritor Fernando Morais escreveu: “A história é contada por quem a ouviu de quem a ouviu de quem a ouviu… História é contada de fora. Esta não. (…). É história contada de dentro.”  Sim, este livro foi escrito pelo próprio Haroldo Lima, que faz parte da história do Brasil.

Quem foi Haroldo Lima? É ainda Fernando Morais quem diz: “Foi estudante, engenheiro, militante da Ação Popular, depois militante marxista, preso e torturado político, dirigente do PCdoB, parlamentar e brilhante presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP).” Haroldo Lima foi cinco vezes deputado federal, entre 1983 a 2003, pelo PMDB e PCdoB.

O livro será lançado nesta terça-feira (17), às 18 horas, na sede do Sindicato dos Bancários de Itabuna; em Jequié, dia 18, na Casa de Cultural Pacífico Ribeiro (Rua Gerônimo Sodré, no Campo do América), às 19 horas; e em Vitória da Conquista, 19 de maio, às 19 horas, na Livraria Nobel.

O livro de Haroldo Lima foi lançado oficialmente em março, no Festival Vermelho, em Niterói (RJ), pela passagem do centenário do Partido Comunista do Brasil (1922-2022). 

Fonte: Ari Donato





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão