11 de mai. de 2022

Codevasf promove curso de piscicultura e reúso de água em Carinhanha (BA)

 


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) capacitou moradores da Agrovila 16, em Carinhanha (BA), com um curso de piscicultura. O objetivo da iniciativa foi capacitar futuros piscicultores da comunidade, que receberam da Prefeitura Municipal de Carinhanha um projeto-modelo para implantação de piscicultura em tanques escavados, objetivando o reúso da água na lavoura. 

Os participantes do curso receberam informações sobre piscicultura básica, como construção de viveiros escavados, vantagens e desvantagens dos tanques-redes, aproveitamento de pescado na confecção de biojoias e outros produtos com sobras de pescado, dentre outras orientações ligadas à criação de peixes.

"O curso é de suma importância para poder desenvolver o projeto da Agrovila 16. Os tanques serão utilizados para a criação de peixes e com aproveitamento da água para irrigação de várias culturas agrícolas, como mandioca, milho, e feijão, diversificando e integrando as atividades de forma a desenvolver uma agricultura sustentável", explica Isabel Denis. De acordo com o projeto, também está prevista a construção de uma casa de farinha, além da implantação de kits galinheiro e produção de ração para gado de leite. A agrovila 16 faz parte de um assentamento do Incra.

A capacitação busca promover a geração de emprego e renda para as famílias rurais envolvidas, por meio da comercialização da produção para a Prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e no Mercado Municipal, que em breve será reformado. A produção também poderá atender a outros mercados regionais com acesso ao Selo de Inspeção Municipal (SIM).

A participante do curso Luciene Alves dos Santos ficou satisfeita com o treinamento. “Fiquei surpresa com a capacitação. A atividade vai, sem dúvidas, fazer com que possamos conhecer melhor a piscicultura e sermos mais eficientes nessa área”, enfatiza. O conteúdo do curso foi repassado aos participantes pelos instrutores Isabel Rivas, engenheira de pesca da Codevasf, e Claudemir Pereira Brito, assessor de piscicultura da Secretaria de Agricultura do município de Carinhanha. A iniciativa foi coordenada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).




Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário: