A TARDE Coluna Levi Vasconcelos: Sabe da maior? Obra da ponte Salvador-Itaparica já está andando
“Não é apenas uma ponte. É um novo
sistema rodoviário” Cláudio Vilas Boas, Ceo da Concessionária Ponte
Salva-Itaparica, ao detalhar o projeto -
Projeção exata da Salvador-Itaparica, com 12,4 km e
90 metros de altura
Tanto em Salvador como na banda sudeste do Recôncavo, a área que vai da
Ilha de Itaparica a Santo Antonio de Jesus, ainda pairam muitas dúvidas, às
vezes até a descrecença: e a ponte Salvador-Itaparica sai ou não sai?
E os descrentes tem até razão.
Tanto já se falou nessa ponte que quando se pensou que ia começar, veio a
pandemia e estragou a festa. E afinal de contas, quando é mesmo que vai
começar.
— Não vai começar, já começou.
Temos uma equipe de 80 pessoas, baianos e chineses, empenhada nos projetos complementares.
E já investimentos já vão em R$ 71 milhões.
Palavra
de Cláudio Vilas Boas, baiano, engenheiro químico, o Ceo da Concessionária
Ponte Salvador-Itaparica (nome provisório), a ponta do consórcio chinês CRCC e
CR-20 que lá vai gastar R$ 7,5 bilhões. O escritório fica no Ed. Ceo
Corporate, ao lado do Salvador-Shopping.
— Não é uma
ponte que vamos construir e sim um novo sistema viário para a Bahia que começa
na ponte.
Primeira
estaca —-Segundo Cláudio, quando se fala em ‘ponte começar’ obviamente se
referem a hora em que a primeira estaca vai ser batida. Isso só em 2023, até
porque apareceram novas demandas, como a dragagem na Baía de Todos os Santos,
que vai custar algo em torno de R$ 150 milhões, já em vias de começar., uma
exigência da Marinha.
Três
canteiros, um em Salvador, outro na ilha, em Gameleira e outro em Maragogipe,
em São Roque do Paraguaçu, nos quais serão construídas 110 mil toneladas de
armações arrumadas em 660 mil metros cúbicos de concreto e 37 toneladas de aço
acima e abaixo de 160 pilares.
Na
ilha —Claudio ressalta que é uma obra grande, com impacto em todo o território
baiano. A ponte em si terá 90 metros de altura (equivalente a um prédio de 30
andares), mas objetivamente estará se abrindo a conexão de Salvador com o sul
da Bahia, o que inaugura também um novo tempo na economia estadual.
A ilha de
Itaparica, por exemplo, terá duas vias, mas nela foi feito um completo estudo
sócio-ambiental que revelou 70 mil espécies vegetais e 130 terreiros de
candomblé. A ideia é preservar, mas disso tudo só se tem uma certeza, agora
vai.
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