Geração de emprego e renda gerados pela agricultura familiar em municípios baianos foi discutida em Salvador

 

                         Incentivo à cultura do maracujá em Iuiu em pauta em secretarias estaduais.


Geração de emprego e renda, com a produção e agregação de valor de produtos da agricultura familiar, foram alguns dos assuntos discutidos durante encontro entre dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e representantes dos municípios de Iuiú e Jacaraci, realizado nesta segunda-feira (19), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Durante o encontro foi debatida a necessidade de priorizar os investimentos em sistemas produtivos estratégicos, a exemplo da avicultura, fruticultura e bovinocultura de leite, com forte potencial nestes dois municípios. O encontro contou com a participação da deputada estadual Ivana Bastos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, associações como as Jacaraci e Iuiú são exemplos em diversidade de produção agrícola da agricultura familiar e uma prova da vitalidade desse segmento. O secretário ressaltou ainda a importância do trabalho coletivo: “Que juntos, Estado, prefeituras, cooperativas e associações, possam produzir as condições para que agricultores familiares cresçam, desenvolvam a atividade e tenham uma renda digna para permanecer no campo”.

Reinalldo Góes, prefeito de Iuiú, destacou que a partir da necessidade de geração de emprego no município, foi tomada a decisão de investir no potencial da agricultura familiar. Para isso, foi contratada uma equipe técnica para atuar na Secretaria Municipal de Agricultura, com prestação de assistência técnica gratuita, desde o preparo do solo até a comercialização da produção.

O prefeito destacou ainda que a primeira ação foi dinamizar a produção de pepino, com a aquisição, por meio da SDR, de três câmaras frias, gerando mais de 500 empregos: “A solução da geração de emprego e renda, em municípios pequenos como o nosso, é incentivar e apoiar o pequeno produtor. Hoje, estamos numa situação muito melhor do que outros municípios da região, justamente porque anos atrás começamos a investir na agricultura familiar”.

Airton Dias de Souza, líder comunitário e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), de Jacaraci, afirmou que as associações vêm se desenvolvendo e tomando decisões coletivamente e isso vem determinando os resultados dessas organizações, com diversificação e qualificação da produção, apesar da situação em que o país vive, com a pandemia: “Tentamos crescer, buscando novos conhecimentos e o apoio dos agentes públicos. Esperamos contribuir para trazer os jovens e evitar a questão do êxodo rural. Que os agricultores familiares de toda a Bahia acreditem no seu potencial”. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão