BAMIN afirma à Ivana Bastos alteração no modelo de barragem para a seco

 


Para garantir a máxima segurança da população e manutenção do meio ambiente, a Bahia Mineração (BAMIN) informou à deputada Ivana Bastos que a implantação da barragem de rejeitos da Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, será alterada do modelo a jusante para o sistema de filtragem e empilhamento a seco.

“Fico satisfeita em poder dar em primeira mão essa importante notícia para a população. Em diversas audiências que realizamos com a BAMIN, sempre colocamos em pauta a implantação de uma barragem mais moderna e ainda mais segura para a cidade”, afirmou a parlamentar.

O projeto licenciado pelo INEMA prevê a construção de uma barragem de rejeitos a jusante com coeficiente de estabilidade e segurança de 2,24, bem acima da pontuação de 1,5 exigida pela legislação brasileira e pelas práticas internacionais. Mas, para assegurar um modelo que faça uso de tecnologias mais avançadas, a companhia vem pesquisando a incorporação de instalações de filtragem de rejeitos nos últimos dois anos, aumentando significativamente a recuperação de água, convertendo a barragem de rejeitos em uma instalação de pilha seca e, portanto, implementando segurança operacional de rejeitos de última geração. 

O novo projeto está em fase de finalização com previsão para ser apresentado aos órgãos competentes em julho deste ano.

Segundo a parlamentar, a notícia soma com a proximidade do leilão do primeiro lote da Fiol – trecho entre Caetité e Ilhéus – marcado para o dia 08 de abril. “Esse é mais um avanço para a viabilização da produção nesse trecho. Com a alteração da barragem e o leilão da Fiol, temos um ciclo de desenvolvimento, geração de emprego, renda e novas perspectivas no transporte de grãos e minério sendo iniciado”.

Ainda a deputada destacou: “não tinha dúvidas de que a BAMIN iria fazer o que fosse melhor para a população. A empresa vem demonstrando o seu papel humano e responsável, preocupado em contribuir com o desenvolvimento das cidades em que atua, a exemplo dos apoios dados nesse período de pandemia com a doação de ventiladores pulmonares para os hospitais de Caetité e Ilhéus, além de EPIs, cestas básicas e outros itens que têm ajudado diversas prefeituras nesse momento. Agora, tenho mais certeza de que esse investimento será a redenção do nosso estado”, afirmou.  
 
Os projetos da BAMIN na Mina e no Porto Sul gerarão mais 10.000 empregos diretos e 60.000 indiretos na fase de implantação e 1.500 empregos diretos e 9.000 indiretos quando entrarem em operação. Atualmente, cerca de 1.000 empregos diretos e 2.000 indiretos já foram gerados nas fases iniciais de construção do Porto e na operação da Mina.


Camila Queiroz
Jornalista - SRTE 4752
Assessoria de Comunicação
Gab. deputada Ivana Bastos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão