Cooperativa dos Agentes Ecológicos de Guanambi é assessorada pelo Cesol Sertão Produtivo

 


A Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi (Cootaeg), foi fundada no ano de 2007, a partir da iniciativa de um grupo de catadores de materiais recicláveis do município de Guanambi, que abraçou o desafio de organizar uma cooperativa com a proposta de viabilizar a coleta de matérias recicláveis de forma solidária. No ano de 2013, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, que é fruto de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), passou a assessorar a Cootaeg e estar entre os parceiros que buscam incentivos e melhorias para a cooperativa.

Os cooperados trabalham com diversos materiais: papelão, plástico, misto, ferro, metal, cobre e alumínio. Têm meses que chegam a produzir 20 a 30 toneladas de materiais recicláveis prensados, o que gera renda e garante o sustento de 13 famílias com membros diretamente ligados ao trabalho na cooperativa. Essa também tem sido uma alternativa para aqueles que encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Nesse sistema de cooperativismo, todos participam das decisões do empreendimento.

Além dessas oportunidades para a classe de catadores, que muitas vezes são marginalizados socialmente e não têm o reconhecimento do trabalho, a cooperativa também contribui com o meio ambiente e o desenvolvimento da comunidade. “Cheguei aqui tem mais de 10 anos, na rua a gente não tem apoio nenhum, chega até ser maltratado por algumas pessoas que não entendem o que é a vida do catador...” conta Abelino Lima de Almeida, 56 anos, cooperado da Cootaeg.

O trabalho da Cootaeg é realizado nas residências, comércios, empresas e distritos que interessam em doar materiais recicláveis e mais recentemente também em alguns bairros da cidade de Guanambi, onde estão os 10 pontos de entrega voluntária da coleta seletiva. A instalação dos pontos de coleta resulta de um contrato com a Prefeitura Municipal de Guanambi. Para Luzia Santana, 56 anos, presidente da Cootaeg, contar com a colaboração da população na separação dos materiais é essencial para desenvolver um bom trabalho.

Saiba como você pode colaborar com os catadores e com o meio ambiente

Separe o material reciclável do lixo comum e leve no ponto de coleta. Se no seu bairro não tem um ponto próximo da sua residência, junte o material e entre em contato com a Cootaeg através do WhatsApp 998441282, a Cootaeg vai até seu endereço. Você também pode levar o material até o endereço da cooperativa na Rua Alfredo Boa Sorte, 253, Bairro Araújo, Guanambi, BA. O que pode ser lixo para você, pode tornar fonte de renda para muitas famílias. Colabore!

“A Cootaeg não é apenas coleta seletiva, é também inclusão social”, Luzia Santana, presidente Cootaeg."



 FONTE - IDSB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão