Mais de 44 hectares de vegetação e lotes foram alvos de incêndios em Guanambi; até a fazenda do vice-prefeito pegou fogo



Os incêndios que são considerados uma prática criminosa de acordo a lei ambiental, não param de acontecer. Mais de 44 hectares de vegetação de propriedades rurais e lotes dentro da cidade foram alvos das chamas em Guanambi esta semana, até a fazenda do vice-prefeito Hugo Costa foi alvo de incêndio criminoso.  De acordo informações da Superintendência Municipal de Trânsito foi possível acompanhar:

Quarta

Na quarta-feira, 07, às 10h, começou um incêndio próximo a Fazenda Lagoa da Pedra, chegando a atingir a fazenda e queimar 20 hectares de vegetação, cercas e a fauna. Os brigadistas voluntários usaram duas unidades de combate CCI e um caminhão pipa combatendo o fogo às 14h, foram 4 horas de trabalho intenso, houve a ajuda de trabalhadores voluntários da comunidade.

De acordo a moradora da fazenda se não fosse os brigadistas que intervissem em tempo, 45 bezerros que estavam na  manga teriam sido queimados. Moradores disseram que o incêndio foi ateado por um homem.

No mesmo dia, por volta das 14h, em um loteamento e terreno em frente ao Hospital Geral de Guanambi, foram queimadas cerca de 10 hectares de vegetação, causando o maior risco e transtornos aos moradores. Os Brigadistas Voluntários Eloy e Camilo conseguiram debelar às chamas após umas 4 horas de trabalho, utilizando a unidade de combate CCI  e um caminhão pipa.

   

Incêndio no loteamento e terreno em frente ao HGG (Fotos: Brigadista Eloy)

 

Tocador de vídeo
00:00
00:12

Fumaça que deixou os moradores do loteamento em frente ao Hospital Geral de Guanambi desesperados, foram mais de 100 ligações para à Smtran pedindo socorro aos brigadistas voluntários (vídeo reprodução rede social)

Ainda no mesmo dia, por volta das 20h30 e 21h50, atearam fogo em lotes no bairro Belo Horizonte e os brigadista conseguiram apagar o fogo.

Tocador de vídeo
00:00
00:14

Incêndio em lote do bairro Belo Horizonte, às 20h30 (Vídeo: Smtran).

 

Tocador de vídeo
00:00
00:26

Incêndio em lote do bairro Belo Horizonte, às 21h50 (Vídeo: Smtran).

Sexta

Na sexta-feira, 09, no início da tarde, as margens da BR122, KM 5, na entrada velha que vai para Candiba, foram queimadas 10 hectares de vegetação. A brigada voluntária de incêndio, controlou o fogo por volta das 18h.

Uma moradora disse que viu um homem de moto que estava rondando o local e ao sair o fogo se alastrou.

Sábado

No sábado, às 22h, quem foi surpreendido por um incêndio na Fazenda Olho D’água, foi o vice-prefeito de Guanambi, Hugo Costa, a sua maior preocupação era com uma área preservada de Aroieira com mais de 40 anos.

 

Tocador de vídeo
00:00
00:22

Incêndio na Fazenda Olho D’Água.

 

De acordo Hugo, o fogo destruiu 4 hectares porque os brigadistas voluntários chegaram em tempo. “Eu fiz o acero com máquina patrol, muito bem feito, não tem como ter pego fogo de outro lugar, tudo indica que alguém está ateando fogo, precisamos ver com a polícia para tentar descobrir quem está fazendo isto”. Foi utilizado pela Superintendência Municipal de Trânsito para conter o incêndio dois caminhões pipa e duas unidades de combate CCI.

 

Tocador de vídeo
00:00
00:18

Incêndio na Fazenda Olho D’Água.

O vice-prefeito Hugo ainda reconhece que precisa mesmo do corpo de bombeiros pra Guanambi e que está se movimentando para se concretizar.

Por Neide Lu – Portal Fala Você


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão