Comunidade de Mutãs denuncia demolição do casarão histórico Solar dos Barros

 


O Blog do Latinha recebeu denuncia, nessa terça-feira (20.10), do início da demolição do casarão histórico Solar dos Barros no distrito de Mutãs. O casarão é um patrimônio histórico e cultural do município de Guanambi e foi tombado conforme o Plano Diretor de Guanambi – Lei nº 223 de 04 de Dezembro de 2007, conforme Artigo 14, IV – preservação e proteção do patrimônio cultural, histórico e ambiental das áreas, i - Casarão dos Barros (Mutans).

 Fotos e vídeos nas redes sociais mostram o momento da derrubada de parte das paredes do casarão. A Prefeitura Municipal está realizando uma obra de recuperação e urbanização da Lagoa de Mutãs, mas a derrubada de um símbolo histórico do distrito é triste, segundo denuncia de vários moradores.  

Nesse sentido, a demolição do casarão é uma ação ilegal e vai de encontro a legislação e o anseio da população que reivindica a recuperação e restauração do prédio histórico, conforme Projeto de Restauração do Solar dos Barros elaborado pelo Poder Público Municipal em Julho de 2008, através de iniciativa do ex-vereador José Carlos Latinha.

O prédio do casarão é de uma grande beleza arquitetônica e pertence ao poder público municipal. Portanto, a restauração do casarão é a garantia da preservação e a transmissão da história, da memória, das tradições e costumes do povo do distrito.



De acordo opinião ex-vereador Latinha, o casarão deve ser preservado e na área externa a Prefeitura Municipal deve criar um espaço público de valorização da cultura local e de preservação do meio ambiente. O Casarão, a Lagoa e a Serra fazem parte do projeto de ecoturismo da cidade e do distrito de Mutãs.








 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão