Presidente da Unale, Ivana Bastos apoia execução de trecho da Fiol pelo Exército

 Sexta, 11 de Setembro de 2020 - 21:00

BAHIA NOTÍCIAS
Presidente da Unale, Ivana Bastos apoia execução de trecho da Fiol pelo Exército
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias


Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) afirmou nesta sexta-feira (11) “uma transformação econômica está prestes a acontecer na Bahia”. Ela se refere à construção de um trecho de 18.3 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no estado.

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) veio ao estado nesta sexta para formalizar a parceria com o Exército Brasileiro, que ficará responsável pela obra (leia mais aqui).

 

O ato foi selado com a assinatura de um Termo de Execução dos Serviços (TED), no município de São Desidério, na Bacia do Rio Grande. A concessão do empreendimento está sendo viabilizada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública ligada ao Ministério da Infraestrutura. O 4º Batalhão de Engenharia de Construção, de Barreiras, na mesma região, e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, em Minas Gerais, serão responsáveis pela conclusão do lote.

 

"Quando fui presidente da Comissão Especial da Fiol e Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia fiz diversas audiências públicas e reuniões com a Valec, Ibama, TCU, para sanar os entraves das obras. Vejo como uma medida positiva  o Exército assumir a execução desse trecho das obras, para que as mesmas tenham início, meio e fim", afirmou Ivana.

 

Com a autorização de Bolsonaro, o Exército ficará responsável pela construção do Lote 6, próximo ao município de  Correntina, na Bacia do Rio Corrente. Esse trecho é o pedaço mais atrasado da obra. As Forças Armadas terão que iniciar praticamente todos os serviços desde a fase de terraplanagem, já que o consórcio que começou a obra pediu recuperação judicial. O Investimento inicial será de aproximadamente R$115 milhões e a previsão é de que a obra seja concluída em dois anos.

 

A expectativa, segundo a parlamentar, é de que com as operações em pequena escala da Bahia Mineração (Bamin) em Caetité, no Sertão Produtivo, para a produção e comercialização de minério de ferro, bem como a assinatura da ordem de serviço para a execução da primeira fase das obras do Porto Sul, em Ilhéus, no Litoral Sul, o governo acelere a conclusão das obras. "Todo o ciclo está se fechando. Já temos a Bamin produzindo e comercializando minério, logo teremos as obras do Porto Sul acontecendo e a concretização da Fiol. Então vamos ter uma redenção econômica no estado", finalizou Ivana Bastos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão