BAHIA PREPARA GRANDE USINA FOTOVOLTAICA

BAHIA ECONÔMICA

BAHIA PREPARA GRANDE USINA FOTOVOLTAICA
A IES – Iracema Energia Solar entrará em operação este ano com 100% de sua usina fotovoltaica locada e com lista de espera. Localizada no Sul do estado da Bahia, entre Itabuna e Buerarema, foi construída a usina de energia solar que, segundo dados atuais da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, será a maior em solo conectada na Geração Distribuída e a terceira maior da Bahia, neste segmento. Gerará energia para atender a empresas de pequeno e médio porte, oferecendo o serviço de locação de sistema fotovoltaico para redução dos custos de energia. Para os clientes da IES, a vantagem é que não precisa de investimento prévio, além de não precisar de área ou telhado próprios. Entre seus clientes estão empresas do setor de varejo farmacêutico, serviço médico hospitalar, além do setor de alimentos. Seus clientes operam negócios na capital e no interior, sempre no estado da Bahia, onde a energia chegará através da compensação dos créditos energéticos injetados na rede de distribuição da Coelba.
Para se ter uma ideia, o segmento da Geração Distribuída (GD) na Brasil já gera acima de três gigawatts de fonte solar, segundo a Associação Brasileira de Enegia Solar – ABSOLAR. Na Bahia – até o presente momento, segundo site da Coelba – são gerados 115,36 megawatts na GD, a partir de 10.622 empreendimentos de energia solar. O sistema fotovoltaico é composto por painéis que convertem a energia luminosa do sol em corrente elétrica e é a tecnologia mais utilizada no segmento da GD. De acordo com Ive Cunha, sócia diretora da IES, este segmento tem grande potencial de crescimento na Bahia, que é uma nova fronteira de negócios a ser desenvolvida no estado, criando oportunidades, empregos e incremento do PIB baiano. “No nosso contexto, a tendência é de crescimento, e a IES trouxe um modelo novo, que é ofertar ao cliente aluguel da estrutura já implantada, para adesão imediata. Isso fortalece a confiança, o planejamento e o conforto do nosso cliente”, explica Ive.
Realizada a locação, o sistema alugado gera a energia remotamente, que passa a ser injetada na rede de distribuição da concessionária, produzindo créditos energéticos a serem compensados no local de funcionamento do cliente – não havendo necessidade de nenhuma obra ou ajuste no quadro de energia. “Nossa planta ‘Iracema I’ possui 3.894 painéis, em um espaço de 20.000 m² e potência de 1 megawatt, totalmente pronta para conexão à rede. Na verdade, o tamanho da usina não é o diferencial –  e sim nosso relacionamento com o cliente”, conclui.
Foto: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão