Em 24h surgiram 17 casos de covid-19 em Guanambi; são 44 casos confirmados, 18 pacientes estão curados


A Secretaria de Saúde de Guanambi, neste sábado, 30, às 18h, emitiu boletim que registra 44 casos confirmados da Covid-19, sendo 40 homens e 4 mulheres, o que representa 9,6 % do total de 459 casos notificados pelo município. Nenhum óbito registrado. Dos 44 casos registrados 18 paciente estão curados e não tem nenhum paciente internado.
Os 459 casos notificados são de pacientes com síndromes gripais (SG) e síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), dentre esses, alguns entram nos critérios para exames da Covid-19, de acordo dados coletados no Esus VE.
Segundo o Lacen-BA, entre os notificados, o município realizou 144 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 134 tiveram resultados negativos, 05 positivos e 05 aguardando resultados.
A Secretaria Municipal de Saúde elaborou nota técnica e regulamentou a execução dos testes rápidos ofertados pela Sesab, que devem ser utilizados criteriosamente.
Conforme as orientações do Ministério da Saúde, onde diz que, os Testes Rápidos para Covid-19 realizados pelos laboratórios privados devem ser contabilizados no boletim diário epidemiológico do município, totalizando assim, 39 testes rápidos positivos.
A equipe da Vigilância Epidemiológica investiga os casos notificados e juntamente com a Atenção Básica, realiza o monitoramento diário da base de dados do sistema, verificando inconsistências e acompanhando os números de casos notificados, confirmados e descartados, para assim monitorar a situação epidemiológica do município.
Considerando as informações da Vigilância Epidemiológica, dentre os 44 casos confirmados, nenhum apresenta Sintomas Graves da doença. E apenas 08 pacientes já apresentavam comorbidades. Todos estão sendo acompanhados, mas não apresentam sintomas passíveis de internamento.
Dos casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel, 1 no Centro, 2 no São Francisco, 1 no Residencial dos Pássaros, 1 no Santo Antônio e 1 em Morrinhos, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.
Até o momento, no município, dois profissionais de saúde testaram positivo para a covid-19. Baseando-se no fluxograma e na nota técnica do município para realização de TR, 118 profissionais de saúde das unidades já foram testados com resultados negativos.
Na Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos, foram realizados 72 testes rápidos em idosos e profissionais da instituição, sendo todos negativos e a realização de 02 exames de RT-PCR em idosos com resultados negativos, realizou-se ainda orientações, monitoramento de Síndrome Gripais (SG) e atendimento médico.
No Pronto Atendimento de Guanambi (PA Covid-19 que funciona onde era a antiga Promater), que conta com uma equipe multidisciplinar, desde a sua inauguração já foram atendidas 83 pessoas com síndromes gripais, e dessas, nenhuma encontra-se internada.
A Atenção Básica, tendo como papel fundamental o cuidado, baseia-se em ações de orientações, monitoramento e acompanhamento dos pacientes suspeitos, confirmados e dos contactantes de pacientes com covid-19. Assim, para a contenção da transmissão do vírus em nosso município orientamos sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas.
São oferecidos atendimentos e tele atendimentos psicológicos aos pacientes com suspeita e confirmados de covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 30 atendimentos pelo serviço de psicologia.
Nesta situação de enfrentamento à epidemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 155.027 veículos e 346.074 pessoas. Dessas, 1533 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 2.791 pessoas receberam alta pelo monitoramento.
Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde do Município, através dos seus setores, está estruturada para acompanhar e monitorar o surgimento de novos casos, assim como se prepara para receber os possíveis casos que precisarem de internação ou leitos de UTI.
Veja o boletim:
Fonte: Secretaria de Saúde / Portal Fala Você Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão