Para Lula, Covid-19 mostra a quem quer privatização que 'Estado fraco não protege pessoas'

Quarta, 01 de Abril de 2020 - 17:45

BAHIA NOTÍCIAS

por Jade Coelho

Para Lula, Covid-19 mostra a quem quer privatização que 'Estado fraco não protege pessoas'
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Durante mais de duas horas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu questionamentos de jornalistas “da mídia alternativa” nesta quarta-feira (1º). Grande parte da transmissão foi dedicada a críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e à maneira como o atual mandatário do Brasil tem lidado com a crise do novo coronavírus.

Lula cobrou mais medidas de cuidado e preservação de vidas, o pagamento do “coronavoucher”, e ainda sugeriu a criação de uma comissão da Câmara dos Deputados para fiscalizar a efetiva aplicação dos recursos e projetos assistenciais aos mais pobres prometidos pelo governo. 

O petista também disse que os discursos oficiais de Bolsonaro sobre não deixar ninguém para trás vão no sentido contrário das ações do presidente. “Na prática o que menos importa para ele é cuidar do pobre”, avaliou Lula, ao sugerir que Bolsonaro se comporte “com a estatura de um presidente da República eleito democraticamente”. Lula aproveitou para criticar as Eleições de 2018, e caracterizou o pleito como “cheio de trambique, com fake news e a começar pela minha prisão”. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também foi criticado. Lula afirmou que o economista “fica sentado em cima do dinheiro todo dia anunciando o mesmo dinheiro”. “Dinheiro novo que é bom tem pouquíssimo”, reclamou Lula.

O legado de ensinamentos da pandemia do novo coronavírus também foi alvo de comentários do ex-presidente. Para ele, pessoas que defendem a privatização de empresas públicas estão vendo a importância do governo ter força para ajudar a população em momentos como esse. “Essa crise do coronavírus vai ensinar as pessoas que antes eram privativas e que achavam que o Estado tinha que ser fraco, que o Estado fraco não cuida das pessoas, a gente precisa de um Estado forte”, defendeu Lula. 

O isolamento social foi defendido por Luiz Inácio. Na opinião de Lula, o povo “precisa ficar em casa pra se proteger inclusive do Bolsonaro”. O petista citou a viagem do presidente aos Estados Unidos (EUA) em que parte da comitiva presidencial testou positivo para o novo coronavírus. “E se tem alguém que precisa ficar isolado é ele [Bolsonaro]. Eu não sei o que aconteceu que ele viajou com 24 pessoas e voltou com 23 com coronavírus. Ele deve ter encontrado um enxame de corona”, disse.

Questionado sobre o comportamento do empresariado e os detentores de grandes fortunas brasileiros em meio à crise, Lula lamentou a falta de solidariedade e reforçou a importância dos trabalhadores em qualquer empresa. “O cara da Ambev não é rico porque é inteligente, não, é rico porque tem trabalhador que trabalha dia e noite pra ele. Qual foi a cerveja que ele inventou?”, exemplificou o ex-presidente.  

Lula argumentou que a quantidade de dinheiro que as empresas têm, elas devem ao trabalho dos funcionários, e que isso deveria ser recompensado em um momento de crise como o que o mundo vive com a pandemia. “Tem gente com barra de ouro com uma parte podendo ser colocada a favor do povo desse país”, lamentou. 

Em outro ponto da live, que foi transmitida em todas as redes sociais do petista, o alvo foi o ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. Lula classificou o ex-juiz como “a pessoa mais falsa que esse país já produziu”. “Não tem competência para o cargo, é que para ser ministro tem que ter compressão politica do papel que está exercendo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão