Intercept Brasil: Ei, general...


O Brasil hoje é o 11º em mortes por coronavírus no mundo e o país que menos faz testes entre esses 11. São 1,3 mil testes por milhão de habitantes, enquanto a Holanda, por exemplo, que vem logo acima, faz 10.000 testes por milhão.

A nossa realidade no momento é: poucos testes, pouca ação do governo federal e muitas mortes. Por isso a foto de Michael Dantas com as covas em Manaus é um retrato fiel do que estamos vivendo. Liderados pelo governo da morte, resta-nos abrir imensas covas coletivas:
Foto: Michael Dantas/AFP via Getty Images
Foi nesse cenário que o alto escalão fardado do Planalto reuniu-se ontem em entrevista coletiva para falar à população. Não vou nem entrar no tema do constrangedor plano de recuperação econômica. Deixarei isso para os especialistas. 

O ponto alto da coletiva foi a cara de pau do Ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Ele reclamou das imagens de caixão e da divulgação do número de mortos e pediu que a imprensa noticiasse coisas boas: "eu conclamo e peço encarecidamente, tem tanta coisa positiva acontecendo".

O apreço dos militares brasileiros por censura é amplamente conhecido. Mas a fala de Ramos não se resume a isso. Aparentemente, o ministro acredita que o problema da pandemia é a informação. Estaríamos melhores se o governo federal estivesse matando por debaixo dos panos, penso, seguindo a lógica dele. Se as UTIs lotadas não fossem noticiadas. Se o aumento exponencial de mortes e internações por questões respiratórias fosse escondido da população.

O ministro foi extremamente sincero em sua fala ontem: a política assassina do governo federal está em curso e o que eles querem é esconder isso de você. O novo ministro da Saúde disse que não faremos testes em massa. Ou seja: omitir para mentir. Também não vai haver um auxílio financeiro expressivo para as pequenas empresas, não vai haver qualquer política de assistência para os mais fragilizados, os famintos e os desempregados. "Mas tem muita coisa positiva acontecendo! Noticiem!"

Não, ministro, nós não vamos obedecer. O jornalismo independente vai continuar batendo duro, denunciando, investigando. Como eu gosto de dizer, a missão do Intercept é revelar aquilo que eles querem esconder. E isso nunca fez tanto sentido.

Você pode, hoje, desobedecer ao ministro general e nos ajudar a revelar ainda mais. Vai perder essa chance?
Leandro Demori
Editor executivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão