AGÊNCIA SERTÃO: Curiosidade em torno da barragem de Ceraíma causa aglomeração no local


O sábado (18) foi movimentado próximo à barragem de Ceraíma. Muita gente compareceu ao local para contemplar a barragem com 99% de sua capacidade ocupada e acabou ocorrendo aglomerações, não recomendadas no momento por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Apesar do aviso da Codevasf de entrada proibida, muitas pessoas passaram por um buraco na cerca para entrar na área da barragem. O órgão recuperou a cerca para impedir a entrada de pessoas no local. A circulação de pessoas é proibida devido ao risco de acidentes, uma vez que o maciço de proteção da barragem não foi construído para suportar movimentação constante de pessoas.

A Codevasf disse ainda que solicitou apoio da Polícia Militar e da prefeitura para garantir a segurança da barragem e das pessoas que vão até o local.

Do lado de fora, muitos carros e algumas pessoas consumindo bebidas alcoólicas, desrespeitando as orientações de isolamento social em decorrência da Pandemia no novo Coronavírus (Covid-19). Com os carros parados às margens da pista estreita, em alguns instantes o fluxo de veículos causava engarrafamentos na rodovia que liga a barragem a Guanambi.

A movimentação no local começou na quarta-feira (15), após chuvas intensas em toda a região. Desde então, a curiosidade tem sido grande para contemplar a cena não vista desde 1992, quando a barragem atingiu 100% de sua capacidade pela primeira vez. Em 2016, a curiosidade foi a mesma depois que a barragem ficou a 0,90 m de sua capacidade total.

Desde domingo (12) até o fim da tarde deste sábado (18), o nível da barragem de Ceraíma subiu 1,07 metros, estando a apenas 11 cm de atingir seu vertedouro, o que corresponde a quase 99% da capacidade. Na sexta-feira (17), o nível da barragem estava 4 cm mais baixo.

Agência Sertão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão