ADUNEB: O Coronavírus e a Defesa da Vida nos Municípios Baianos



Exmo. Sr./a Prefeito/a e Exmos/as Vereadores/as,

Em virtude da trágica história de milhares de mortes e de dor que a pandemia de coronavírus (COVID-19) tem causado no mundo, dada à inserção da UNEB em vinte e quatro municípios baianos, sentimo-nos na obrigação de fazer um apelo às Vossas Excelências para que sejam rigorosos na prevenção ao COVID-19. Colocamo-nos à disposição com nossas pesquisas e demais atividades para tão árdua luta, considerando que a tragédia só não tem sido pior graças às severas medidas que vários países vêm adotando.

A Itália, a Espanha e os Estados Unidos que não deram, inicialmente, o devido valor às medidas de prevenção à pandemia, hoje choram as mortes dos seus filhos que chegam aos milhares. Esses países já ultrapassaram a China em número de pessoas contaminadas. Itália e Espanha, inclusive, ultrapassaram em número de óbitos. Na Itália, o número de infectados totalizou 105.792 nesta quarta-feira (1) e 12.428 mortes. Os estadunidenses também estão pagando caro pelo erro. Foram registrados, até esta mesma quarta-feira, 188.891 casos, com 4.066 mortes (worldometer.info/coronavirus/#countries).

Pesquisas realizadas por cientistas em todo o mundo, a partir do início da pandemia, evidenciam que a circulação livre do vírus tem a capacidade de infectar cerca de 80% da população em um período muito curto. Do total de infectados, aproximadamente 20% precisam de hospitalização; cerca de 5% evolui para estágio crítico, necessitando de UTI e suporte respiratório; metade dos casos críticos vão a óbito. Estas estimativas fizeram alguns líderes mundiais abandonar abordagens mais leves contra a pandemia.

Em relação ao Brasil, um estudo realizado por uma equipe de 30 cientistas do Imperial College de Londres (https://www.imperial.ac.uk) aponta que, se a doença não possuir restrições, as mortes podem chegar a 1,15 milhões de pessoas. Frente à estimativa dos pesquisadores de que, mesmo com restrições drásticas de contágio, o Brasil chegue a cerca de 44 mil óbitos, o governador da Bahia e muitos prefeitos de municípios baianos têm seguido as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e, dessa forma, efetivam medidas que visam a proteção da população, ou seja, que valorizam a vida dos baianos/as.

Considerando que nos municípios baianos há defasagem de profissionais de saúde; que não têm EPI suficientes para os profissionais; que não têm exames laboratoriais que atendam a todos os munícipes; que não há número de respiradores suficientes, só as medidas preventivas poderão evitar uma tragédia de grandes proporções. Assim, diante da gravidade da pandemia, do número de mortes previsível, impõe-se, como necessário e urgente, a adoção de céleres e drásticas ações no combate à Covid-19. Além das vidas perdidas, o custo do atendimento torna-se mais alto do que o da prevenção.

Reconhecemos a importância da economia mas, nesse momento, a
prioridade é salvar as vidas. Com base no exposto, nós, professoras/es da
UNEB, através da Associação de Docentes da UNEB - ADUNEB, vimos solicitar
de Vossas Excelências as medidas necessárias para impedir que a infecção se
alastre rapidamente, causando colapso no sistema de saúde. Estamos em
atividades online com alunos e ex-alunos que são parceiros na divulgação das
ações restritivas e cuidados que a pandemia exige.

É importante que todos, mesmo os municípios que não tenham
apresentado ou que tenham um baixo número de infectados, adotem o sistema
de isolamento social e impeçam aglomerações, entre outras providências, para
que, neste terrível momento da humanidade, a prioridade seja a vida que é uma
dádiva irrecuperável, diferentemente da economia, tendo em vista que as vidas
salvas poderão recuperá-la. Medidas brandas poderão culminar em sofrimento
e perdas incalculáveis, conforme ocorre no mundo afora.

Que marquemos a nossa história pela defesa responsável da vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão