Profissionais da Assistência Social fazem Ato Público em defesa do SUAS



Profissionais da Assistência Social de Guanambi preparam uma mobilização em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para o dia 18, quarta-feira, às 8h, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi. Será um Ato publico para cobrar dos entes federados a regularidade das verbas que eram destinadas.
De acordo a assistente social, Geórgia Bezerra, no ano passado o Serviço de Convivência de Crianças e Adolescentes foi interrompido em outubro por falta de recursos e os profissionais foram demitidos prejudicando as pessoas que se encontram em vulnerabilidade. O não repasse das verbas afeta ao serviço de convivência, CRAS, CREAS e abrigos.
A mobilização está aberta para toda a comunidade.
O que é o  Sistema Único de Assistência Social (Suas)
A Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União. No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.
Por Neide Lu / Portal Fala Você Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão