O Circo Pede Socorro: Campanha Nacional em Defesa da Arte Circense




A Cooperativa Federal de Circo, fundada em maio de 2017, tem o propósito de defender e promover a Arte Circense e desenvolve uma campanha nacional “O CIRCO PEDE SOCORRO”.

O objetivo da campanha é ajudar os artistas circenses de todo o Brasil, através  de doações financeiras e de alimentos, roupas e produtos de limpeza, visando colaborar com a sobrevivência das famílias mais carentes dos artistas que brilham nos palcos e nos picadeiras do Brasil.  

A empresa guanambiense Agência e Produtora Still Disc é responsável pelo desenvolvimento da campanha nacional em defesa do circo e lançou o vídeo “O Circo Pede Socorro”.

O vídeo retrata as dificuldades da arte circense com uma linda música que fala das dificuldades dos palhaços e dos artistas do circo e pede socorro com uma mensagem que busca garantir a sobrevivência, a magia, a alegria, a beleza e as cores dos mágicos, malabaristas, equilibristas, trapezistas, domadores de animais e o mundo circense no Brasil.




História do Circo





Laura Aidar

Arte-educadora e pesquisadora

O circo é uma manifestação artística e popular que consiste em um grupo de artistas, com habilidades distintas, que geralmente apresentam-se em shows itinerantes, ou seja, percorrendo várias cidades.

Essas companhias circenses costumam integrar malabaristas, contorcionistas, mágicos, palhaços e outros engenhosos personagens com a finalidade de divertir e surpreender o público.

Origem do Circo



O circo também foi retratado por pintores. À esquerda, O circo (1891), de Seurat. À direita, Circo (1932), de Portinari

Existem indícios de que as artes circenses já eram praticadas há 4 mil anos em inúmeras civilizações da antiguidade, desde a China, Grécia, Egito e Índia.
Entretanto, foi no Império Romano que o circo desenvolveu-se nos moldes que se assemelham ao que conhecemos hoje.

Tanto é que a palavra circo tem origem etimológica do latim circus, que significa "círculo" ou "anel". O termo remete às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas.
O primeiro grande circo que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga. A estrutura tinha capacidade para abarcar 150 mil pessoas e exibia corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações com animais ferozes e com pessoas exibindo talentos incomuns.

Depois de um incêndio que o destruiu, o Circus Maximus foi substituído, em 40 a.C., pelo que chamamos hoje de Coliseu. Essa nova arena também exibia as mesmas apresentações, mas para um público menor.


Depois de um incêndio, o Circus Maximus deu lugar ao Coliseu. Na imagem, interior do Coliseu

Com a chegada da Idade Média e a queda do Império de Roma, começaram a surgir apresentações de artistas populares em espaços públicos, como praças, entradas de igrejas e feiras.
Segundo o professor de Artes Cênicas e Técnicas Circenses da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Rodrigues Monteiro:

Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro.
Apesar de todo esse processo, foi apenas no século XVIII, na Inglaterra, que os circos ganharam características modernas, com picadeiros apresentando os tipos de artes circenses que conhecemos.

Um marco para a história do circo foi também o Anfiteatro Real das Artes, criado pelo cavaleiro inglês Philip Astley, em 1768. Nesse anfiteatro havia shows equestres e, entre as apresentações com os cavalos, podia-se ver exibições de malabarismo e palhaçaria.

Esse modelo de apresentação agradou muito o público e passou a ser reproduzido em outros picadeiros, em todo o mundo.

O circo no Brasil



Trupe circense em Santa Catarina (1923). Fotógrafo: Claro Jannson

A história do circo no Brasil se iniciou no século XIX. Foi nesse período que muitas famílias europeias aportaram no país e reuniram-se em guetos, nos quais compartilhavam a vida coletiva e manifestavam suas habilidades circenses.
O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes.

Os espetáculos eram feitos sempre respeitando o gosto e interesse dos espectadores. Por conta disso, o "palhaço" ganhou uma roupagem diferente do personagem europeu, que lá é mais calado, realiza mais mímicas e possui um humor sutil.

O artista Abelardo Pinto ficou conhecido como Palhaço Piolin, um dos mais famosos do Brasil
Aqui no Brasil, o palhaço já tem características mais efusivas, muito falante e geralmente utiliza humor sorrateiro.
Os palhaços que fizeram mais sucesso nacional foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo.

Curiosidades sobre o circo

 
Abaixo algumas curiosidades relacionadas ao universo circense.
·         Você sabia que em 27 de março é comemorado o Dia do Circo no Brasil? A data foi escolhida pois é o dia do aniversário do palhaço Piolin, nascido no ano de 1897.
·         O dia 10 de dezembro também é uma data festiva para o circo, pois é o Dia do Palhaço.
·         Em 31 de janeiro é a vez de homenagear o ilusionismo, com o Dia do Mágico.



Arte-educadora, pesquisadora e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/circo/







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão