História e situação atual da Barragem de Ceraíma


Barragem de Ceraíma hoje (12), às 7 horas.





Barragem de Ceraíma dia 5, às 7 horas.


Barragem de Ceraíma dia 11, antes das chuvas.

O Blog do Latinha visitou, hoje 12, às 7 horas, a Barragem de Ceraíma com o objetivo de acompanhar a vazão após vários dias de muitas chuvas em Guanambi e nas cidades da região. Também faz uma comparação com fotografias dos dias 5 e 12 de março e a vazão atual da barragem. 

Segundo informações atualizadas na manhã desta quinta-feira (12), com o diretor da Codevasf Hudson Faria, a Barragem de Ceraima atingiu hoje (12) o volume de  quase  47 milhões de metros cúbicos, sendo que a sua capacidade de volume útil atual é de 51 milhões de metros cúbicos de água. Neste sentido, a barragem de Ceraíma sangra na cota 515 e está faltando um metro para a barragem sangrar.

De acordo as fotografias do Blog do Latinha, a barragem já atingiu a cota 514 sendo necessário atingir a cota 515 para sangrar. 

História da construção da Barragem de Ceraíma 









Segundo o livro Respingos Históricos de Teixeirinha – Domingos Antônio Teixeira, no dia 22 de julho de 1948, o Engenheiro Chefe do D.N.O.C.S. chegou na Vila do Gentio com a incumbência de executar os estudos e trabalhos preliminares da construção e das obras do Açude Público de Ceraíma. 

Em 29 de Maio de 1951, o Governo do Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Nº 29607, declara de utilidade pública a área do antigo Gentio para fins de desapropriação e construção do Açude de Ceraíma.

Decreto nº 29607 de 29/05/1951 / PE - Poder Executivo Federal
(D.O.U. 30/05/1951)


Declara de utilidade pública, para desapropriação, terrenos necessários à formação de açude "Ceraima" Município de Guanambi, Estado da Bahia.


DECRETO Nº 29.607, DE 29 DE MAIO DE 1951.

Declara de utilidade pública, para desapropriação, terrenos necessários à formação de açude "Ceraima" Município de Guanambi, Estado da Bahia.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe confere o artigo 87, nº I, da Constituição,

decreta:

Art. 1º De acôrdo com os arts. 2º e 5º, alínea h e p, e 6º do Decreto-lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, combinados com os arts. 17 e 18 do Regulamento aprovado pelo Decreto número 19.726, de 20 de fevereiro de 1931, é declarada de utilidade pública, a fim de ser desapropriada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Sêcas, a área de terrenos representada na planta que com êste baixa, devidamente rubricada, com 9.785.000 metros quadrados (nove milhões setecentos oitenta e cinco mil metros quadrados), necessária à formação do açude "Ceraima", no Município de Guanambi, Estado da Bahia, cujos projeto e orçamento foram aprovados pela Portaria do Ministério da Viação e Obras Públicas nº 914, de 25 de setembro de 1950, publicada no Diário Oficial de 20 de outubro do mesmo.

Art. 2º Êste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 29 de maio de 1951, 130º da Independência e 63º da República


Getúlio Vargas

Álvaro de Souza Lima


No dia 02 de fevereiro de 1960, uma violenta cheia provoca o rompimento da Barragem de Ceraíma. 

Foto do livro Respingos Históricos de Teixeirinha – Domingos Antônio Teixeira.

Em 31 de Março de 1966, a Barragem de Ceraíma é inaugurada conforme a placa do Ministério de Aviação e Obras Públicas – D.N.O.C.S (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). 

Em 1992, depois de uma grande cheia em Guanambi e região, a Barragem de Ceraíma sangrou. Veja as fotos da TV Beija-Flor – Onílio Júnior , dos acervos de José Carlos Latinha e de Dário Cotrim e do Escritório da Codevasf de Guanambi.  



Fotos da TV Beija-Flor – Onílio Júnior








Fotos dos acervos da Família Teixeira, de José Carlos Latinha, de Dário Cotrim e do Escritório da Codevasf de Guanambi.  








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão