Estado vai abrir UPAs e hospitais para tratar Covid-19; Rui quer regionalizar atendimento


BAHIA NOTÍCIAS

por Francis Juliano

Estado vai abrir UPAs e hospitais para tratar Covid-19; Rui quer regionalizar atendimento
Foto: Fernanda Vivas/GOVBA
O governo baiano vai usar UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] ainda não inauguradas e hospitais fechados para tratar somente casos de novo coronavírus. A intenção, que passa também por regionalizar o atendimento, foi dita pelo governador Rui Costa em conversa online com prefeitos na manhã desta quinta-feira (26). No interior, esses locais funcionariam como triagem e atendimento para vítimas com sintomas leves. Outro ponto, segundo ele, é que se evitaria a transmissão de Covid-19 para paciente internados com enfermidade diferente.

“A estatística mundial é que 80% dos pacientes não precisam de internação hospital”, disse. Rui citou UPAs de Ipiaú, Gandu, Tucano, Brumado e negociações com hospitais privados em Barreiras [Hospital Central] e Vitória da Conquista [Hospital das Clínicas], além de um hospital oncológico em Caetité, ainda em obras. O governador ainda disse que caso os prefeitos saibam da existência de hospitais fechados que entrem em contato para que o Estado negocie a abertura desses espaços.

Ainda na fala, Rui se manifestou pela regionalização do atendimento e não pela atuação individual das prefeituras. "A solução não vai ser municipal. Tem que ser regional, por território, para poder concentrar e dar rapidez nos atendimentos. Nós não vamos ter 400 município como 400 UTIs", declarou.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão