Desenvolvimento Sustentável: A importância da Educação Ambiental e da Coleta Seletiva em Guanambi


O presente artigo visa promover a sensibilização e conscientização da população de Guanambi sobre a relevância da Educação Ambiental e do processo de implantação da Coleta Seletiva, através da iniciativa da Prefeitura Municipal de Guanambi – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a COOTAEG - Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi.

No dia 19 de fevereiro, aconteceu o lançamento do programa de Coleta Seletiva do Município, que representa um grande avanço socioambiental com a gestão compartilhada dos resíduos sólidos e a organização dos catadores de materiais recicláveis (COOTAEG e COOPVIDA).

O estimulo da Educação Ambiental é fundamental para o sucesso da implantação da coleta seletiva a partir da realização de campanhas educativas nos rádios, jornais e nas redes sociais com o objetivo de sensibilizar toda a população com abordagens de tais focos: 

1) Bairros, loteamentos e condomínios residenciais;
2) Indústrias e empresas;
3) Escolas e instituições públicas em todos os níveis. 

É importante que o Poder Público contribua com as medidas estruturais e administrativas, campanha de educação ambiental e fiscalização rigorosa de acordo as seguintes sugestões: 

BLOG PROSA AMIGA.


  • Promover mutirão de limpeza das principais áreas de descarte de lixo;
  • Punição aos proprietários e especuladores dos terrenos baldios e imóveis abandonados que acumulam mato, lixo e provocam a transmissão de doenças por vetores como: mosquitos, ratos e baratas. Exigir a construção de muros e calçadas nos terrenos baldios e aplicação da legislação com multas e IPTU Progressivo para os proprietários que não seguem as normas legais do município.  
  • O mosquito Aedes aegypti é uma ameaça à saúde, que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika. Os interesses individuais e da ganância especulativa não devem sobrepor aos interesses coletivos e de saúde pública;   
  • Cobrar da Embasa os investimentos na ampliação do esgotamento sanitário e combate ao lançamento de esgoto no canal da feira livre e outras áreas da cidade;
  • Garantir a limpeza, recuperação, preservação e revitalização do Rio Carnaíba de Dentro, Riachos do Belém e dos Brindes, das lagoas e das áreas históricas e naturais;
  • Priorizar os investimentos públicos nos bairros populares que faltam o saneamento básico;
  • Limpeza e higienização da feira livre com um trabalho de educação ambiental com os feirantes e comerciantes da área (Projeto Lixo Zero no Canal e na Feira Livre);
  • Solução do problema do lixão (Aterro Sanitário Já).

Guanambi é um município com quase 90 mil habitantes e uma das principais cidades da Bahia.  Neste sentido, buscar solução dos problemas ambientais e o manejo dos resíduos sólidos viabilizam qualidade de vida e saúde coletiva. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL e a COLETA SELETIVA ATIVA são fundamentais para a construção de uma cidade limpa e socialmente desenvolvida.  

TRABALHO DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS:

Não jogue entulhos e lixos nas ruas;
– Lute para acabar com a poluição de córregos e rios;
– Elimine todos os focos de água parada que puder;
– Remova o lixo dos quintais;
– Limpe canaletas externas e ralos.
Em função da pandemia do coronavírus, as palestras, reuniões, aulas públicas e rodas de conversa de educação ambiental são alternativas que serão realizadas no momento oportuno.


 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão