Lançamento do Projeto de Coleta Seletiva em Guanambi







No dia 19, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, aconteceu o lançamento do Programa de Coleta Seletiva e Logística Reversa  do Município de Guanambi, com as presenças do Prefeito Jairo Magalhães; dos vereadores Edileno e Sílvia Maria; do representante do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Lailton Câmara; do Presidente do Conselho da Cidade Evilásio Neves; da Presidente da COOTAEG  -  Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi Luzia Santana Pereira ; da representante da empresa Zziphus Consultoria e Assessoria Ambiental Fabiana Araújo; dos representantes das entidades COOPVIDA - Senhor Polon, ONG PRISMA - Emília Blanc e Fundação Joaquim Dias Guimarães - Juvenice Amaral; do Vice-Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Dr. Marcelo Brito Neves; da TV Latinha – José Carlos Lelis; representantes das escolas municipais, estaduais e universidades; Professor Thomaz Marques representante do Observatório da UNIFG; Professor João Wilker representante da UNEB; representante do CESOL  Rosângela Oliveira; entre outras representações da comunidade.

O Programa de Coleta Seletiva e Logística Reversa do Município é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, sendo que a instituição pública promoveu a licitação para a gestão do Programa em que a vencedora foi a COOTAEG - Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi.

O evento foi iniciado com a brilhante apresentação da peça teatral sobre a coleta seletiva do Grupo de Teatro Dobradores de Arte.

   

A Engenheira Ambiental Fabiana Araújo que fez uma explanação sobre o Programa de Coleta Seletiva e Logística do Município de Guanambi, destacando a importância do envolvimento da população no processo de educação ambiental e implementação da coleta seletiva no desenvolvimento sustentável do município.

O representante do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lailton Câmara, fez um histórico do processo de implantação da coleta seletiva, relatando sobre a criação do fórum de meio ambiente, o fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente e as cooperativas de catadores e a legislação ambiental municipal. Lailton também fez um chamamento para a população envolver no processo de implantação da coleta seletiva e explanou sobre o plano de trabalho de educação ambiental nas instituições públicas, empresas, escolas, universidades e nos bairros da cidade.

A presidente da COOTAEG, Luzia Santana, agradeceu ao Prefeito Jairo Magalhães pelo o importante apoio ao projeto de coleta seletiva e de fortalecimento da cooperativa, destacando a parceria da entidade ecológica com a PMG e que o trabalho de educação ambiental é fundamental para o sucesso do programa. 

O Prefeito Jairo Magalhães finalizou o evento conclamando os moradores de Guanambi a participarem da coleta seletiva, através da separação dos resíduos sólidos em suas casas para facilitar o trabalho da coleta e ampliar a vida útil do aterro sanitário, é destacou que a coleta seletiva adota em Guanambi é um projeto consistente de inclusão ambiental e desenvolvimento sustentável. 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão